Morretes: Um Passeio no Trem do Tempo
Esqueça os trens europeus, o trem para Morretes não é apenas um meio de transporte e está longe de ser rápido mas é um dos passeios mais bonitos do mundo! A decida de trem de Curitiba para Morretes é um passeio tranquilo e inesquecível, são quatro horas pela serra do mar passando por tuneis e pontes em uma ferrovia histórica.
Com o objetivo de ligar o litoral com a capital paranaense, a construção da estrada de ferro começou em 1880 e terminou em 1885. No percurso são 13 túneis e 30 pontes, foi considerada um milagre da engenharia do século XIX. E, além da parte histórica, o passeio também é famoso por passar pelas áreas em que a Mata Atlântica está mais preservada no país.
O passeio é longo mas muito interessante, cada vagão tem um guia que conta a história da ferrovia e sua importância para o país. Durante o passeio também é servido um pequeno lanche da manhã e é possivel comprar souvenirs a bordo do trem.
Todos os dias o trem sai às 8 da manhã de Curitiba e chega em Morretes perto da hora do almoço. A gastronomia é muito forte na cidade, tem várias opções de restaurante para provar o Barreado, prato típico da região. Se o dia estiver bonito tem várias atividades na beira do rio e para os mais aventureiros tem a opção do Boia Cross (um pouco mais afastado do centro). E para quem gosta de descansar a cidade é calma e o cenário de filme antigo colabora para uma tarde tranquila.
Para voltar para Curitiba, a opção mais rápida é pegar um ônibus na rodoviárias de Morretes via BR 277, mas para continuar em ritmo de passeio uma boa opção é pegar um ônibus que sobe pela centenária Estrada da Graciosa.
Dica: Na decida do trem, sente do lado esquerdo!
Veja também outros viajantes que foram e gostaram de Morretes:
Relacionado
Yasgraeml
Yasmin Graeml criou o Qualquer Latitude em 2013 durante um intercâmbio de High School na Austrália, jornalista e apaixonada por contar histórias adora dar conselhos de viagem e preparar roteiros para os leitores do blog!