O brasil que não conhecemos- Museu de arte indígena em Curitiba

Pouco falamos sobre os indígenas do Brasil, na verdade acabamos nos contentando com aquilo que aprendemos na escola que representa um índio “genérico” e pouco buscamos saber sobre as ricas culturas que temos no nosso país. O Museu de arte indígena em Curitiba é uma coleção particular de pesquisadores que rodaram aldeias em todo o Brasil.

Atualmente existem 896,9 mil indígenas no Brasil de acordo com o IBGE de 2010, um número pequeno se comparado à época do descobrimento, porém os dados do IBGE também mostram que esta é uma população em crescimento e que precisa de território.

Os índios brasileiros vivem em uma constante luta por seu território e por melhores marcações de terras. Muitas aldeias não estão onde seria sua terra original e sagrada e para a cultura indígena isto é muito importante, pois é onde estão seus antepassados. Várias destas terras estão em parques nacionais e os índios não podem habitar, pois  são áreas de preservação.

Para o cacique Papopigua (nome que significa instrumento relâmpago) de uma tribo Guarani que fica localizada na serra do mare manter os índios fora dos parques nacionais é um absurdo, pois os índios querem preservar a natureza. “Enquanto existir Guaranis existe verde, mas se os guaranis acabarem o verde pode acabar também. Nós queremos preservar as nossas terras e não destruí-las como os homens brancos”, conta o índio indignado.

Para quem quer conhecer e se encantar pela cultura e a arte destes povos um lugar que eu recomendo é o MAI- Museu de Arte Indígena de Curitiba.

Um museu que mostra o artesanato do índio contemporâneo através de uma exposição bem distribuída e iterativa. Todos os itens do museu fazem parte da coleção pessoal de Julianna Martins que passou os últimos 20 anos viajando o Brasil e conhecendo tribos indígenas. “Nada do que tem aqui é antigo, é uma coleção recente, não estamos falando de 100 anos e sim de 20. Estas pessoas existem, são brasileiros como nós”.

Durante a copa do mundo parte do acervo do museu foi exposta no Museu Óscar Niemeyer, também em Curitiba e foi muito elogiado por pessoas do mundo inteiro, inclusive por artistas europeus que consideram uma lástima o Brasil se inspirar tanto na arte europeia sem se preocupar ou valorizar as culturas e a arte que temos aqui.

Para quem está visitando ou é de Curitiba o MAI  é um lugar que vale a pena visitar.

Gostou deste post? Nos siga no instagram, @qualquerlatitude

 

Yasmin Graeml criou o Qualquer Latitude em 2013 durante um intercâmbio de High School na Austrália, jornalista e apaixonada por contar histórias adora dar conselhos de viagem e preparar roteiros para os leitores do blog!

Um comentário