O Mata Atlântica Ecofestival

Mata Atlântica Ecofestival  – Um festival que celebra a Mata Atlântica

O Mata Atlântica Ecofestival começa hoje e vai até o dia 13 de Agosto agitando as cidades de Antonina, Piraquara, Curitiba e em São Luiz do Purunã no Paraná. O festival inclui competições esportiva, exibições e produções cinematográficas independentes, apresentações musicais, mostras artísticas e literárias, além e palestras e rodas de discussões e tem como objetivo ampliar o debate sobre a temática da conservação e uso das áreas naturais.

Veja a programação do Mata Atlântica Ecofestival

04 de Agosto – Abertura: A abertura do Mata Atlântica Ecofestival será no dia 4 de agosto, em Curitiba.

6 e 7 de Agosto – Atividades esportivas e culturais: estão programadas as atividades esportivas em Antonina (esportes de água), Piraquara (esportes de terra) e São Luiz do Purunã (ar). Remo, canoagem, caiaque extremo, trilhas de bike, caminhada, trail run, balonismo, vôos de paramotor, enfim, esporte para todas as tribos. 

O circuito artístico e cultural acontecerá nas três regionais ao longo do fim de semana, paralelamente às atividades esportivas.

Entre esta programação estão yoga, shows, exposição de arte (Antonina), Bike and Blues, Caminha… cão, observação de aves, teatro, oficina de música indígena (Piraquara), e uma programação cultural e gastronômica intensa no Campo das Artes, em São Luís do Purunã, distrito de Balsa Nova. Em todas as três regionais, sessões de cinema. Os filmes foram selecionados entre mais de 1300 títulos do mundo todo inscritos no Primeiro Festival de Cinema de Esportes de Aventura, Natureza e Vida ao Ar Livre do Mata Atlântica Ecofestival. 

10, 11 e 12 de Agosto – Noites de cinema e conversas: Dia 10, na Cinemateca, Esporte sobre O Esporte como Meio de Superação e Inclusão. No dia 11, na Memorial de Curitiba, Produção de Natureza e Áreas Regenerativas. Já no dia 12, também no Memorial, Ideias Inovadoras para um Mundo Melhor.

13 de Agosto – Encerramento: Com uma regata de vela oceânica em Antonina e um show de bandas autorais em Piraquara. Uma escalaminhada até o Morro do Canal também está prevista no entardecer. 

Compromisso socio ambiental do festival

Um momento importante do festival será o evento Aventuras Urbanas. Nos dias 11, cerca de 100 crianças do Instituto Futebol de Rua, Instituto Playing for Change e Cine Skate Social estarão juntas no Complexo Olímpico do Cajuru, praticando esportes como escalada, BMX e outras modalidades urbanas. No dia 12, as mesmas crianças passarão algumas horas no Cine Skate Social, um projeto do skatista olímpico Luigi Cini, que tem o apoio do Tribunal de Justiça do Paraná e também da Casa de Apoio Abibe Isfer. 

Além de ter assinado a Carta de Princípios da Grande Reserva Mata Atlântica, o Ecofestival assumiu outros compromissos sociais e ambientais. Uma parte das inscrições para as atividades esportivas será direcionada ao programa de educação ambiental do Instituto Purunã, ao projeto de conservação do mico-leão-da-cara-preta da SPVS, ao Instituto Pelé Pequeno Príncipe, ao Projeto Integrar do Instituto Moradas do Tempo e à ação de retirada de redes de pesca fantasma, abandonadas por navios pesqueiros industriais, pela ONG Associação Mar Brasil

Posts todos os dias em Agosto

Yasmin Graeml criou o Qualquer Latitude em 2013 durante um intercâmbio de High School na Austrália, jornalista e apaixonada por contar histórias adora dar conselhos de viagem e preparar roteiros para os leitores do blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

três × 5 =

%d blogueiros gostam disto: