Hamburgo: tudo sobre a Veneza do Norte e as melhores dicas

Muitas pessoas possuem algum lugar no mundo no qual se sentem em casa fora de casa. Para mim esse lugar é a cidade de Hamburgo, no Norte da Alemanha. Amo tanto essa cidade que já viajei para lá três vezes! Acho ela fascinante pela sua história, arquitetura, museus, cafés, vida noturna e parques. E é por isso que neste post vou dar algumas dicas de o que fazer em Hamburgo com algumas dicas secretas que geralmente só os locais conhecem.

Speicherstadt

Hamburgo é uma das maiores cidades da Alemanha e na realidade constitui um “estado” próprio dentro do país. Isso ocorre também, pois a cidade foi integrante da Liga Hanseática, uma das primeiras associações comerciais da História. Hamburgo se tornou rica devido ao comércio e ao porto que possui (o segundo maior da Europa atualmente). Essa região do porto deu origem a uma das áreas mais charmosas da cidade, o Speicherstadt, um distrito de “galpões” onde as transportadoras e comerciantes armazenavam mercadorias.

Speicherstadt Hamburgo

Nessa parte de Hamburgo você encontrará muitas pontes e até alguns cantinhos “secretos” para explorar (um está na coordenada 53.5443611,9.9943456 e outro na 53.545330, 9.987837). Se você ama fotografias, esse é um local que te deixará muito feliz! Além disso, nessa região você encontra pontos turísticos muito bacanas como alguns museus e também cafés charmosos. Aliás, é ali que você encontrará o Museu do Café e a atração abaixo.

A primeira coordenada acima te leva para esse lugar. No final há uma “sacada” para o rio.

Mundo Miniatura

A Miniatur Wunderland é provavelmente a atração mais famosa de Hamburgo e uma das mais famosas da Alemanha! É tão conhecida que dependendo da época do ano recomendo que você compre seu ingresso com antecedência pela internet (você compra seu ingresso para um determinado horário). Se você não sabe do que se trata, são maquetes de determinados lugares do mundo com uma riqueza de detalhes absurda! Muitas luzes e movimento: carros andando, pessoas se mexendo, navios navegando, mini shows e por aí vai…

O Mundo Miniatura é um local que realmente encanta a todos e que não importa quantas vezes você o visite, sempre irá encontrar algo novo por lá. É uma atração que faz você se sentir uma criança. A dica de ouro é a seguinte: aperte todos os botões e realmente pare para olhar nos cantinhos, janelinhas, etc., pois há muitos Easter Eggs (como Papai Noel, o ET, entre outros). Minha dica é que você vá para a mini fábrica da Lindt e pegue um mini chocolates! Ela fica na mini Suíça.

A cada tantos minutos o lugar todo fica escuro e você pode conferir as maquetes durante “à noite”. A que acho mais legal nessa hora é a de Las Vegas.

Elbphilarmonie e Elbtunnel

Passa por Hamburgo um dos principais rios da Alemanha e da Europa, o Rio Elba (Elbe em alemão). Para você ter uma ideia da escala desse rio, o porto de Hamburgo está na verdade nesse rio e não no mar.

Há dois pontos turísticos que recomendo a visita e que estão do ladinho do Elba. O primeiro é a Filarmônica de Hamburgo (Elbphilarmonie). Essa construção de cair o queixo é uma verdadeira obra de arte da engenharia. A construção levou muitos anos e chegou até a causar protestos devido ao seu custo! É importante eu informar que Hamburgo é uma das cidades mais politizadas da Alemanha (irei falar mais sobre isso abaixo).

Filarmônica de hamburgo
A parte de baixo é para lembrar o distrito dos galpões e a de cima as águas do mar e do Elba.

Você pode entrar em uma determinada área da Filarmônica e acessar as “sacadas” para ter uma ótima vista do rio e da cidade de graça.

A outra atração no Rio é na verdade uma das que acho mais fascinante em Hamburgo: o Elbtunnel. Esse é um túnel para carros e pedestres construído embaixo do rio para facilitar a comuta dos trabalhadores. Ele foi um verdadeiro feito de engenharia. O túnel possui uma arquitetura muito bela. Um dos acessos é super interessante, com escadarias em uma vibe industrial. E sim, ele possui elevadores apesar disso.

St. Pauli

O túnel que mencionei acima fica no bairro de St. Pauli, provavelmente o bairro mais politizado em toda a Alemanha! Recomendo muito que você ande por essa região e que observe absolutamente tudo. Você encontrará vários adesivos com frases de impacto tomando fachadas e portas, grafittis que dizem “Kein Mensch ist Illegal” (nenhuma pessoa é ilegal – uma referência ao direito dos refugiados). E falando em refugiados, o time de futebol de St. Pauli cedeu seu estádio de futebol para a criação de um local para os refugiados no auge dessa crise.

É nessa região que estão as lojas mais legais, descoladas e diferentonas de Hamburgo. Então, se você deseja souvenirs super bacanas e bem humorados, você deve ir para essa região

Jungfernstieg e Rathaus

Hamburgo Rathaus
Fachada da prefeitura.

Essa é uma região em frente e nos arredores da parte mais central do lago Alster. É uma delícia andar por ali e até fazer uma caminhada ao redor do lago (porém não é uma caminhada curta). Perto dali você também encontrará algumas ruas para fazer compras e restaurantes legais (apenas cuidado com os logo ao lado do lago, pois são tourist traps).

Ainda nos arredores está o prédio da prefeitura (Rathaus) de Hamburgo, uma das construções mais lindas da Alemanha.

É nesse canto da cidade que ocorrem protestos e outras manifestações. Uma vez me deparei com um mega protesto sobre mudanças climáticas (em 2019).

Red Light District

Assim como nas maiores cidades europeias, Hamburgo possui o deu “distrito da luz vermelha”, região de muitos bares com dançarinas, karaokês, cinemas e lojas “exóticos”, etc. Essa é uma região boa se você quiser curtir uma noite mais agitada e inusitada com bares que não sejam muito caros. Ouvi muitas histórias que pareciam saídas de filmes nesses bares onde os bartenders mais velhos têm muito o que contar!

St. Pauli Hamburgo

É nessa região que fica a famigerada rua “Reeperbahn” (ou Kiez), no bairro St. Pauli – que já mencionei – e a rua Herbertstraße, uma rua na qual é proibida a entrada de menores e de mulheres. Sim, já consegui entrar nessa rua em um dia de semana, mas ao meu “próprio risco” – que não é um risco literal, mais moral e talvez de levar um balde de cerveja ou alguma outra coisa na cabeça…

Treppenviertel (Blankenese) e Altona

Blankenese Hamburgo
Blankenese parece até outro país!

Essas são regiões um pouco mais distantes, mas que têm muito a oferecer. O “distrito das escadarias” (Treppenviertel) na verdade se chama Blankenese e é a área mais charmosa de Hamburgo. Ali estão várias casinhas brancas em meio às árvores e na beira do Rio Elba. Apenas esteja preparado para ter que subir e descer muitas escadas! Mas se você quer conhecer uma área agradável e linda da cidade vale a visita.

Altona é o distrito mais à direita de Hamburgo. Na realidade essa área era independente até a década de 1930 quando foi integrada à Cidade Livre e Hanseática de Hamburgo (nome oficial da cidade). É nesse canto de Hamburgo que tomei um café delicioso. Nessa área você encontrará lugares charmosos para um café e para explorar.

Se você gostou deste post e não quer perder nenhuma novidade do Qualquer Latitude nos siga no Instagram

A Isabela tem 26 anos e é formada em Relações Internacionais. Já morou no Canadá e Alemanha, e é amante de café, história, estudar línguas e viajar.