relacionamentos saudáveis

Relacionamentos saudáveis

Hoje é dia dos namorados no Brasil, mas o tema que quero trazer aqui, é sobre como ter relacionamentos saudáveis, independente de amorosos, amizades ou do relacionamento consigo mesmo.

Sabe, para nos relacionarmos com os outros, primeiro nos relacionamos conosco e, por isso, é bem importante mantermos essa relação saudável! Pare para refletir um pouco como você trata você mesmo, qual a linguagem que usa internamente, qual o tom de voz que você emana quando acaba fazendo algo que não te agradou? Você conhece seus limites e sabe como impô-los? 

Como manter relacionamentos saudáveis:

Para termos qualquer outro relacionamento saudável, primeiro precisamos estar bem conosco! Para eu poder amar inteiramente o outro, preciso aprender a me amar primeiro. Para eu poder ser empático com as emoções dos outros, preciso compreender as minhas!

E olha, essa relação é a que você deve mais se dedicar, afinal, você convive com você mesmo, 24 horas por dia, nos 7 dias da semana!!! É bom que seja algo leve, não é mesmo? E independente de quem esteja ao seu lado, primeiro você faz companhia a si!!

Agora falaremos de outros relacionamentos. Quando aprendemos a nos tratar bem, a chance de conseguirmos manter as outras relações saudáveis, fica mais elevada! Quando conhecemos nossos limites, sabemos os nossos valores, conseguimos delimitar até onde o outro pode ir e sabemos distinguir os relacionamentos saudáveis, daqueles que nos machucam, teremos relações melhores! 

E ah, é possível sim ter ao seu lado pessoas amorosas, que enxergam o seu valor, que te potencializam, que agregam e que não te sugam! Mas para que isso ocorra, o autoconhecimento é essencial!

Agora que você já sabe de tudo isso, vou te dar algumas dicas para ter relacionamentos mais saudáveis com os outros: conheça mais as pessoas que estão ao seu lado, se interesse genuinamente por suas histórias, escute-as com atenção (deixe de lado o celular), viva momentos de qualidade, diga o quanto aquela pessoa é importante para você e faça planos juntos para o futuro!

Relacionamentos saudáveis são preditores de felicidade e fatores protetivos à ansiedade e depressão! Então você tá esperando o que??? Comece hoje mesmo a viver esses relacionamentos, na sua melhor forma!

Gostou deste post? Nos siga no Instagram @qualquerlatitude e leia também:
Amizade a distância
Namoro a distância
Amor entre cidades
Namore uma mulher que viaje
Uma história de amor e distância

Psicóloga, responsável pelo apoio psicológico do Qualquer Latitude. Entrou no Qualquer Latitude para escrever sobre seu intercâmbio voluntário na Polônia e nunca mais parou! Depois disso vieram inúmeras histórias e viagens por Qualquer Latitude

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: