Mulher Mochileira

Mochilando sozinha: De batom e mochila

Nossa Yas, mas você não tem cara de quem já ficou em hostel. Sério que você gosta de acampar? Você é toda arrumadinha. O que seu namorado acha de você ter ido sozinha para a Europa? Nossa, só 18 anos. E você ta sozinha, tipo sem ninguém? Você fugiu de casa? Você conseguiu carregar sua mala sozinha? Foi só com uma mochila mesmo? E a maquiagem? Neste post vou contar um pouco sobre a minha primeira aventura como uma mulher mochileira

Desde quando mochileira tem que ser descabelada? Menininhas só podem ir para Nova York?

Talvez a minha personalidade seja um pouco difícil de se encaixar nos padrões, para alguns princesinha cor de rosa para outros exploradora e mochileira. Sou uma menina de quarto cor de rosa, que ama salto alto, maquiagem e grita quando vê um besouro (sim, eu sei que eles não fazem nada mas tenho fobia a eles). Mas também sou a menina que adora viajar, não tem medo de carregar uma mochila, adora acampar, não faz drama nenhum para matar uma aranha, já ficou em hostels, dormiu na praia, foi fazer trilha na Austrália e deu de cara com uma cobra, comeu uma larva nojenta que faz parte da alimentação aborígine e escalou o Uluru (sem quebrar uma unha).

Antes de continuar este post preciso apresentar para vocês o meu monstrinho favorito, a mochila que me acompanhou durante as últimas férias. Ela ganhou esse apelido porque não parava de crescer e sempre conseguia engolir algumas comprinhas novas.

mulher-mochileira-2-of-10

Minha mochila começou a viagem com 16kg e voltou pensando quase 20kg. Parece muito peso, mas as mochilas de mochileiros são bem equipadas. Tem uma regulagem para altura e o peso é distribuído pelo corpo. É importante manter a mochila regulada, carreguei ela sem regular uma vez,  e no fim do dia além de dor nas costas o meu ombro ficou marcado. Mas é só arrumar ela certo que o peso deixa de ser uma desculpa para não mochilar.

Minha viagem começou com seis meninas na Suécia e aos poucos fomos nos dispersando. Chegamos em Berlim em quatro e foi de lá que segui meu caminho sozinha para Barcelona.

Durante a viagem fiquei na casa de conhecidos e em hostels. E uma das coisas que mais me perguntam é se é seguro para uma menina ficar em hostel? A maioria dos hostels têm quartos feminino, dos cinco que fiquei apenas um foi em quarto misto. Na hora que soube que o lugar só tinha a opção de quartos mistos fiquei com um pouco de receio, mas às 10 da noite sem conhecer a cidade não quis arriscar procurar outro hostel e no final foi super tranquilo. Em Barcelona dividi um quarto com 20 meninas, fiz muitas amizades e foi muito divertido! Uma dica: Ter um secador de cabelo é um dos jeitos mais fáceis de fazer amizade em hostels, nesta viagem meu secador secou cabelos do mundo inteiro.

Viajar sozinha me ajudou a confiar mais em mim mesma e apreciar minha própria companhia. No começo eu me sentia um pouco estranha de sentar sozinha em um restaurante, ou caminhar sem rumo e sem companhia. Mas aos poucos fui começando a aproveitar essa liberdade e percebi que eu estava livre para fazer o que eu queria, sem ter que me preocupar com mais ninguém.

mulher-mochileira-3-of-10

Ainda existem muitos preconceitos, esteriótipos e medo quando se trata de fazer um mochilão, principalmente quando se vai sozinha. Porém, na prática, é muito mais tranquilo do que parece!

Yasmin Graeml criou o Qualquer Latitude em 2013 durante um intercâmbio de High School na Austrália, jornalista e apaixonada por contar histórias adora dar conselhos de viagem e preparar roteiros para os leitores do blog!

39 Comentários

    • Yasgraeml

      Não precisa ter medo, é uma experiência incrível! Mas com os amigos também é super legal, só que envolve planejar mais e ver o que todo mundo quer fazer!

  • Erica Oliveira

    Eu adoraria ter toda essa coragem, mas confesso que algumas coisas não consigo fazer mesmo, e nem é pq me considero uma princesinha mas é pq não rola rsrs por exemplo: sou meio chata com comida, não ligo de comer besteira ou algo do tipo mas não consigo de maneira alguma comer essas coisas diferentes rsrs passo mal rsrs sério rsrs
    Mas pra mim é super tranquilo viajar sozinha, me viro super bem rs

    • Yasgraeml

      Ah mas existe McDonalds em qualquer lugar do mundo! Eu também não sou de comer muitas coisas estranhas, normalmente sobrevivo de fastfood!

  • Julia F H Sawaki

    Olá Yas, muito legal ler esse post. Em 2007 também fiz um mochilão pela asia que durou 4 meses, mas fui com meu marido. Já fiz outras viagens sozinha e entendo perfeitamente suas colocações.

    Existe o “pré” conceito sobre viajar de mochilão e sozinha então, acho que isso demora um pouco a mudar. Mas te garanto que hoje está bem melhor do que era 10 anos atrás hahaha.

    Bjs

    • Yasgraeml

      Asia <3 quero muito conhecer, ainda não me aventurei por lá. Imagino!! Acho que o maior espanto era por eu ter recém feito 18 anos porque no hostel tinham muitas meninas sozinhas!

    • Yasgraeml

      Awww que bom que você gostou!!! Estou programando uma coluna super especial para as férias achoq ue você vai gostar! Beijos

  • Marcia Picorallo

    Não me arrependo de nada que fiz na vida, mas sofro por não ter mochilado nos meus vinte e poucos. Mas daqui uns anos eu vou, de mochila nas costas, aos 50 anos. É só minha filha estar grandinha suficiente para ficar sozinha. Nunca é tarde para realizar sonhos, não é? Enquanto isso, vou de mala de rodinhas!

    • Yasgraeml

      Que legal!! Eu adoro viajar com os meus pais, a gente já rodou muito pela Europa de mochila. Minha mãe nâo se anima muito para hostel, mas topa acampamento e qualquer viagem! Beijos

  • Camila Lisbôa

    Eu sempre mochilei sozinha e foi muito tranquilo… e inclusive comecei aqui pela América do Sul. Peru, Bolívia, Equador, Colômbia… Tudo sozinha por meeeeeses e foi uma delícia 🙂 Imagino que a sua viagem também tenha sido demais! (deu pra perceber pelas fotos que vc se divertiu demais).

    Mas 16 kilos de mochila? menina, tenha dó da suas costas hahaha pra próxima, precisa aprender a levar menos 😉

    • Yasgraeml

      América do Sul eu ainda não tive coragem, mas quero muito conhecer! Era inverno e fui para Suécia então as roupas foram bem pesadas!! Beijos

  • Josiane Bravo

    Amo viajar sozinha, e na minha última viagem até me aventurei a ficar em quartos mistos o hostels. Adorei a experiência e concordo que é seguro. Um dia quero fazer esse mochilão pela Europa 🙂 Agora uma coisa que não consigo é ser uma verdadeira mochileira de usar mochila nas costas kkkk, sou muito baixinha e ainda uso mala de rodinhas. Mas penso em tentar usar uma mochila na próxima trip 😉

    Abraços

    • Yasgraeml

      Na europa a maioria dos mochileiros são de mochila de rodinha, eu fiquei em um quarto de 12 e eu era a única de mochila mesmo! Beijos

  • Rosselia

    Adorei seu post. Estou criando coragem pra mochilas sozinha aos 45 anos. Pesquisando, planejando, economizando e pegando dicas. E lidando com no receio de estar só… rsrs.

    • Yasgraeml

      Tenho que confessar que também estava com medo de me sentir sozinha antes de ir, mas a gente aprende a apreciar a própria companhia! Você vai adorar! Espero que continue pegando dicas aqui no blog e qualquer coisa que precisar pode chamar no chat da página do face!!! Beijos

  • Hanna Carolina

    Já disse que sou sua fã?! rsrsrsrs
    Um dia ainda arrumo uma mala dessas e saio pelo mundo afora… e nota mental… levar um secador de cabelos… rsrrs
    Bjks!

    Mundinho da Hanna

    • Yasgraeml

      Awwwww muito obrigada! Sério seu comentário fez meu dia <3 Leve o secador porque ele te garante muitas amizades! Beijos