Diferenças Disneyland Hong Kong

Diferenças da Disneyland de Hong Kong

Para quem já trabalhou na Disney nenhum detalhe nos parques passa despercebido, afinal tudo é intencional. Dos cheiros até as regras e as rachaduras no chão. Foi a primeira Disney asiática que conheci e notei algumas coisas curiosas de como eles fizeram adaptações culturais. Neste post vou te contar um pouquinho sobre as diferenças da Disneyland de Hong Kong:

*texto escrito por uma ex-cast member. Se você não está acostumado com a linguagem Disney o post “como se fala na Disney” pode te ajudar!

Número de parques:

O complexo da Disney em Hong Kong é menor, com apenas um parque que lembra o Magic Kingdom porém com algumas atrações do Animal Kingdom – como o show do Rei Leão e do Hollywood Studios– parte da Marvel e a Toy Story Land.

Para chegar no parque recomendo ir de metro. Além do transporte público funcionar super bem na cidade, o metro da Disney é uma experiência a parte. Ele é todo personalizado com janelas em formato do Mickey.

Vale lembrar que o parque da Disney em Hong Kong não abre todos os dias e, em geral, abre mais tarde do que os outros parques espalhados pelo mundo. Compre o ingresso com antecedência e já marque o dia que quer visitar o parque.

Apesar de parecer pequeno em número de atrações, o parque é super espaçoso, com vários jardins “instagramáveis”. Os personagens também aparecem bastante e, em geral, tem filas maiores que os brinquedos. Mas entraremos nestes dois fatores culturais nas curiosidades.

O Castelo da Disneyland Hong Kong

Na Disney de Orlando e de Tóquio o castelo é da Cinderela, inspirado no castelo de Segóvia na Espanha. Já nas Disney da Califórnia e de Paris o castelo é da Bela Adormecida, inspirado no castelo Neuschwanstein na Alemanha. Em Hong Kong, até a pandemia, o castelo era da Bela Adormecida. Porém, em uma reforma recente, eles fizeram o “castelo de todas as princesas”, igual o da Disney de Xangai.

Diferenças da Disneyland de Hong Kong

Disclaimer: Não conheço as Disneys de Tóquio e Xangai e os parques estão em constante mudanças. Estive na Disney World de Orlando pela última vez em janeiro de 2018, na Disney da Califórnia em janeiro de 2019 e na de Disneyland de Paris em março de 2022.

A cultura da Selfie

Na Disney americana guarda chuva e selfie sticks não são permitidos, mas na de Hong Kong estes dois itens (e tripés) eram permitidos.

Bandeiras pelo parque

Na Main Street USA (rua principal do Magic Kingdom) apesar do nome ter sido mantido, não tem bandeiras americanas (nem de Hong Kong, nem da China). As poucas bandeiras que vi eram com o Mickey.

A Haunted Mansion não é uma casa mal assombrada

A atração “Casa Mal Assombrada” lá é “Casa Mística”. Fantasma é algo sério na cultura chinesa. Por isso eles mudaram a história para a casa de um colecionador de antiguidades e os objetos da casa ganham vida. Estilo uma noite no museu.

Comidas na Disneyland de Hong Kong

Tem um restaurante “americano” na Disney, porém a maioria das comidas são asiáticas.

Personagens

Para mim está é a principal diferença da Disneyland de Hong Kong. Lá às pessoas gostam muito mais dos personagens, e a turma do Mickey não são os mais disputados. A turma do Duffy Bear faz mais sucesso na Ásia e está nos principais merchandises e até nas sacolas dos parques.

Em geral os personagens têm mais filas do que os brinquedos e shows.

Gostou deste post? Nos siga no instagram para não perder nenhuma novidade e leia também:

Qual Disney vale mais a pena para minha próxima viagem?

Yasmin Graeml criou o Qualquer Latitude em 2013 durante um intercâmbio de High School na Austrália, jornalista e apaixonada por contar histórias adora dar conselhos de viagem e preparar roteiros para os leitores do blog!