Um dia em Hong Kong

Roteiro de um dia em Hong Kong

Se você, assim como eu, tem uma escala em Hong Kong e resolveu estender um pouquinho para explorar o lugar você está no lugar certo. Um guia para um dia em Hong Kong para sair com a sensação de ter conhecido bastante coisa. No meu caso eu tinha dois dias e meio porém resolvi dedicar um dia a DisneyLand Hong Kong e deixei um passeio para última manhã mas que vou incluir neste guia!

Atenção: Este é um roteiro para quem gosta de bater perna, se prepare para uns 25km durante o dia. Caso você não goste de andar pode ir de um lugar para o outro de transporte público ou taxi.

Para este roteiro funcionar bem recomendo se hospedar na Ilha de Hong Kong

8:30 – Bondinho para o The Peek

Bondinho em Hong Kong

A primeira dica importante é que Hong Kong não é uma cidade para acordar cedo, a maior parte dos cafés abrem ás 8 da manhã e as lojas perto das 11. Por isso, o passeio ideal para começar as suas 24 horas em Hong Kong é o The Peek (ou Victoria Peek). A montanha é um dos principais pontos turísticos e assim como o corcovado no Rio de Janeiro, você pode subir com um bondinho.

Lá em cima tem uma um pequeno shopping com uma plataforma 360 (que precisa de um ticket extra) e algumas trilhas e ruas para caminhar. Diferente do Rio de Janeiro que os morros turísticos são parques nacionais em Hong Kong tem casas, cafés e vários locais vão correr nas trilhas pela manhã.

Recomendo tomar café da manhã lá em cima e descer o The Peek a pé, mais ou menos uma hora de caminhada segundo o google maps (eu desci de bondinho porque só pensei nesta possibilidade quando já estava lá em cima e tinha comprado o ticket de ida e volta). Mas, planejando a viagem “sabendo o que eu sei agora” depois de ter visto o lugar pessoalmente, faria desta forma.

10:30- Tai Ping Shan St & Hollywood Road

Esta é a parte mais antiga de Hong Kong e por onde começou a colonização Inglesa em 1841. Explorando esta área eu descobri como Hong Kong foi afetada na segunda Guerra Mundial, boa parte do centro antigo foi reconstruído depois. Hoje esta área é cheia de cafés, boutiques, galerias e street art. Nesta região, além de um segundo café e um passeio entre as galerias, tem um dos templos mais famosos de Hong Kong.

Templo Man Mo

O templo construído em 1841, apesar de não ser tão exuberante quando os da Tailândia vale ser visitado. O teto do templo é inteiro decorado com lanternas onde os fieis colocam seus desejos. Se estiver calor e você estiver de regata, lembre de levar um lenço para cobrir os ombros.

13:00 – Centro

Vá em direção a estação central de metro e aproveite a caminhada para ver o agito do centro. Se perca no labirinto das passarelas e shoppings e chegue na estação central para pegar o metrô para o próximo destino.

14:00 – Sham Shui Po

Se prepare para ser o único turista por aqui! Esta região foi indicação de uma moça de Hong Kong que conheci dias antes da minha viagem. Este bairro cresceu muito durante a pandemia por ser algo que não dependia de turistas. Tem vários cafés e restaurantes além de uma feirinha que quase materializa o Aliexpress na sua frente.

Aqui esqueça o inglês e se aventure pedindo o almoço apontando nos restaurantes. Uma experiência bem diferente do centro de Hong Kong que é super bem preparado para turista com todas as placas em inglês.

Vá vendo a feirinha e os restaurantes em direção ao próximo destino ou pegue o Metrô para a estação Prince Edward.

15:00- Mong Kong

Este é o bairro das feirinhas e tem três imperdíveis (da para andar entre os três):

Flower Market

Este foi o meu lugar favorito em Hong Kong. São varias lojas e barraquinhas com todos os tipos de flores possíveis e “acessórios” para buques, vasos, decorações para jardim…

Ladies Market

Este é um ótimo lugar para comprar souvenirs, mas não esqueça de pechinchar!

Temple Market

Este é o mais famoso, ele é um Night Market (apesar de abrir as duas da tarde) então quanto mais tarde mais ele estará bombando. Se você estiver por lá em torno de 5 horas da tarde a maior parte das barraquinhas já vão estar abertas com várias comidas diferentes e souvenirs.

18:00 Caminhe até o Getaway

A caminhada do Temple Market até o Gateway é super gostosa e passando por lojas das principais grifes (você vai se impressionar com o tamanho das filas). Nesta região também tem vários restaurantes e uma vista incrível para a ilha de Hong Kong.

19:30 Pegue o Star Ferry

Este é um dos passeios mais baratos e mais incríveis de Hong Kong. A travessia é curta porém maravilhosa, faça este trajeto de noite para ver todos os prédios brilhando dos dois lados da baía.

Gostou deste post? Não deixe de nos seguir no Instagram para não perder nenhuma novidade.

Yasmin Graeml criou o Qualquer Latitude em 2013 durante um intercâmbio de High School na Austrália, jornalista e apaixonada por contar histórias adora dar conselhos de viagem e preparar roteiros para os leitores do blog!