receitas para se sentir viajando

Receitas para se sentir viajando no Leste Europeu sem sair de Casa

Em diversos momentos das nossas vidas a culinária acaba sendo uma atividade que providencia conforto e entretenimento. E mesmo estando em casa podemos explorar um pouco mais do que o mundo tem para oferecer através das gastronomias locais. Nesse post eu irei mostrar algumas receitas para se sentir viajando já que são muito populares no Leste Europeu e na região dos Balcãs para você ter um gostinho de estar lá sem sair de casa.

Torta Byrek

Foi durante um tour gastronômico que fiz em Tirana, capital da Albânia, que aprendi a cozinhar alguns quitutes tradicionais da região. A primeira receita do post é desse tour e se chama torta Byrek. Essa torta possui diversas variações conforme você muda de país, mas abaixo eu mostro como é a versão albanesa. Não se deixe enganar pela simplicidade dos ingredientes, pois essa torta é extremamente saborosa!

Torta Byrek que fizemos durante nosso tour gastronômico na Albânia.
Para prepará-la você irá precisar de:
  • 250g de farinha de trigo
  • 1 ovo
  • ½ colher de chá ou ¼ de um pacote de fermento biológico
  • 1 cebola média
  • 1 tomate grande
  • Sal e pimenta a gosto
  • Forma redonda (para assar a torta)
  • Manteiga
Os passos para o preparo são:

1. Pré-aqueça o forno a 250ºC.

2. Misture em uma vasilha grande a farinha, pitada de sal, fermento e água morna.

3. Trabalhe a massa até ficar homogênea – se ficar muito seca adicione um pouquinho de água. Cubra e deixe descansar por 20 minutos.

4. Corte em cubos 1 cebola média e 1 tomate. Comece a fritar a cebola em uma panela com um pouco de azeite de oliva. Não tempere ainda!

6. Depois de cozida por 15 minutos, as cebolas estarão douradas. É hora de adicionar os tomates. Misture bem, tempere a gosto com sal e pimenta e cozinhe por 7 minutos. Retire do fogão.

8. Divida a massa em duas partes iguais e as abra em formato redondo com um rolo ou com uma garrafa de vinho caso você não possua um rolo. ATENÇÃO: uma metade deve ser maior que a forma para cobrir os lados da forma.

9. Espalhe uma quantidade pequena de azeite na forma apenas para a massa não grudar nela. Adicione uma das metades da massa em cima e coloque o recheio.

10. Coloque a segunda metade da massa em cima e torça/aperte as laterais para evitar que o tomate e cebola vazem (na internet você encontra vários jeitos de fechar tortas). Pincele um ovo batido em cima da torta para que ela doure no forno.

11. Asse no forno por 15 minutos ou até que o topo fique dourado.

12. Retire do forno e cubra a torta com uma toalha de mesa por 10 minutos. Depois pincele a torta com manteiga para ficar macia.

Queijo Feta Assado

A segunda receita do post é uma das minhas receitas favoritas da vida. É uma receita de queijo feta assado. Esse queijo é típico da Grécia e é composto geralmente por leite de cabra e de ovelha. É um queijo que esfarela fácil (por esse motivo também é usado em saladas). Na Grécia é muito comum comer esse queijo assado com alguns temperos e fica fantástico. Além disso, é uma receita que é preparada muito rapidamente e que faz pouca bagunça. Abaixo estão os passos e ingredientes.

  • 1 bloco de queijo feta, ou queijo francês estilo chèvre.
  • 1 caixa de tomates cereja ou outro tipo de tomate que seja pequeno.
  • 1 cebola roxa.
  • 2 dentes de alho.
  • Azeite de oliva.
  • Orégano.
  • Papel alumínio.
  • Sal e pimenta a gosto.

1. Pré-aqueça o forno a 180ºC.

2. Corte a cebola em rodelas e moa o alho ou o corte em cubinhos bem pequenos.

3. Corte os tomates na metade.

4. Em uma forma, coloque umas duas folhas de alumínio de tamanho grande. Depois adicione tudo que há na receita, regando os ingredientes com bastante azeite, colocando uma pitada de sal (mas não muito, pois o feta é salgado), pimenta do reino, orégano.

5. Feche o alumínio o transformando em um pacotinho bem selado para que nada vaze.

6. Asse no forno por cerca 30 minutos. CUIDADO ao abrir o pacotinho, pois dentro dele há vapor bem quente.

Nakládaný Hermelín

Agora vamos para a última receita do post, que é um aperitivo muito popular na República Tcheca com o nome complicado de Nakládaný Hermelín. Esse acompanhamento é geralmente servido em reuniões entre amigos ou em bares para acompanhar a cerveja. Apesar do nome complexo ele é bem fácil de fazer, pois é queijo camembert marinado no azeite de oliva com alguns temperos. Para fazer você precisará de:

  • Queijo camembert cortado em pedaços médios.
  • Bastante azeite de oliva (o suficiente para cobrir o queijo e os temperos).
  • Algumas rodelas de cebola. Eu prefiro a cebola roxa, mas você pode usar outra.
  • 1 dente de alho em fatias. Se você picar o olho ele ficará mais potente.
  • Pimenta-do-reino.
  • 2 colheres de chá de páprica (doce ou picante, você escolhe).
  • 2 folhas de louro desidratadas.
  • Pão para servir com o queijo.

Como preparar o queijo (lembrando que ele deve ficar na geladeira uns dois dias antes de ser consumido – e não estranhe se o azeite endurecer, é normal quando ele está gelado):

1. Escolha um pote de vidro e lave o muito bem com água quente e detergente. Recomendo ainda deixar o pote de molho em água quente por mais 10 minutos antes de usar para garantir que fique bem limpinho.

2. Polvilhe pimenta e páprica nos pedaços de queijo. Depois coloque os pedaços no pote intercalando com camadas de cebola, alho e louro.

3. Cubra todos os ingredientes com azeite de oliva.

4. Coloque na geladeira e consuma após dois dias para que todos os sabores se desenvolvam. Recomendo que você consuma o queijo em até uma semana, para que não fique com sabor muito forte. Se o azeite estiver duro, apenas retire o pote da geladeira uma meia hora antes de servir.

Espero que você tenha gostado das receitas do post e que tente fazê-las em casa! Para não perder nenhuma novidade nos siga no instagram

Se você gostou deste post de receitas para se sentir viajando leia também

Biscoitos típicos australianos

Comidas da Macedônia

O que pedir no Paris 6

A Isabela tem 26 anos e é formada em Relações Internacionais. Já morou no Canadá e Alemanha, e é amante de café, história, estudar línguas e viajar.

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: