Organização da rotina semanal e metas

Já temos um post aqui no blog com dicas de organização pessoal! Mas hoje quero falar com vocês sobre como fazer a organização da rotina semanal e metas!

Como começar:

Gosto de sempre colocar os meus compromissos (aulas, trabalhos, reuniões, grupos de estudos) por primeiro na agenda. Esta é a uma boa maneira para não esquecer nada. Coloco também os horários das refeições para que eu possa fazer com calma.

Depois disso eu paro para refletir sobre quais são as metas da minha semana e o que vou escolher como prioridade. Seja estudar um tema novo, tirar um plano do papel, criar um novo projeto… Assim eu consigo ter um panorama geral de quanto tempo por dia quero me dedicar exclusivamente para que no final da semana eu tenha conseguido atingir as minhas próprias metas.

N pandemia, comecei a colocar na minha agenda os momentos focados no meu bem-estar físico e mental, então eu anoto os horários que vou meditar, fazer uma leitura matinal, descansar ao final do dia, também escolho um momento para fazer algum exercício físico e escolho um momento para focar nas amizades e conversar com as pessoas que amo!

Agora, vou contar para vocês uma forma incrível que encontrei para não deixar de lado nenhuma faceta da minha vida e ter uma semana super leve, produtiva e divertida!! Eu sigo o modelo SPIRE de bem-estar proposto pelo Wholebeing Institute:

  • S – espiritual
  • P – físico
  • I – intelectual
  • R – relacional
  • E – emocional

Dessa forma, eu consigo pensar na minha semana por todos esses aspectos e cada semana eu escolho qual eu quero colocar mais atenção e dedicar mais tempo, porém sempre buscando ter um equilíbrio nos meus dias para não deixar nenhuma letrinha de lado – isso através das metas que eu me imponho!

Por exemplo, o espiritual eu trabalho através da meditação e da atenção plena durante as refeições, o físico com o yoga, hiit ou alongamento e também com a alimentação consciente, o intelectual com meus estudos e atendimentos, o relacional com as conversas com amigos, familiares e um tempo de descanso sozinha e, por fim, o emocional, deixando pausas no meu dia para eu respirar e pausar e também com as sessões de terapia! Mas você escolhe aquilo que fizer sentido pra você, ok?

Espero poder ter te auxiliado na organização da rotina semanal e metas. Com planejamento a rotina mais fica mais equilibrada, afinal, produtividade também é saber pausar! E acredito que uma rotina incrível seja aquela que mais te aproxima do seu sonho, seja ele qual for!!! 

Então pare para pensar, a sua rotina de hoje está te levando mais próxima ou mais distante daquilo que você quer para a sua vida? O que você gostaria de melhorar? Quais as metas dos próximos dias?

Agora mão na massa e vamos juntos nessa caminhada!!

E ah, tem um episódio só sobre metas no nosso Podcast Respira, não pira!
Não deixe de conferir!!!

Você também pode gostar de:
Como estabelecer metas
Coisas para fazer em 2021
Por que é tão difícil desligar o celular

Psicóloga, responsável pelo apoio psicológico do Qualquer Latitude. Entrou no Qualquer Latitude para escrever sobre seu intercâmbio voluntário na Polônia e nunca mais parou! Depois disso vieram inúmeras histórias e viagens por Qualquer Latitude

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: