Perfil do intercambista

Afinal, tem um perfil ideal para ser intercambista? Bom, é necessário ter algumas características desenvolvidas para conseguir enfrentar os desafios de morar fora. Hoje, vou te contar quais são elas!

Em outro post aqui do blog eu te contei alguns dos desafios de morar fora, assim como as inquietações emocionais que podemos enfrentar. Acompanhando outros intercambistas e através do meu trabalho como psicóloga, percebi alguns pontos importantes que o intercambista precisa ser para conseguir enfrentar essa aventura com mais leveza. 

Não estou falando que quem não possui essas características não possa ir morar fora mas, que desenvolver essas habilidades vão te ajudar, e muito, a viver essa nova jornada!

Mas quais são essas qualidades do intercambista?

  1. Ser aberto a novas experiências. Afinal, qualquer lugar que você for, será diferente da sua casa, e, para poder curtir, é necessário estar aberto ao novo.
  1. Ser responsável. Desafios vão sempre aparecer e teremos que enfrentar a maior parte deles sozinhos, afinal, não tem pai e mãe para ajudar quando estamos fora.
  1. Ser resiliente. A sua capacidade de adaptação vai te ajudar a enfrentar tudo o que vier aparecer a sua frente.
  1. Ser confiante. Confiar em si mesmo e nas suas escolhas é fundamental! Claro, alguma insegurança sempre existirá, mas, manter o coração em paz consigo mesmo, te fará muito bem.
  1. Ser corajoso. Conseguir desenvolver a coragem para enfrentar as dificuldades é uma característica que vai te auxiliar a viver com mais leveza.

Uma dica de brinde é ser pró-ativo!! Quem busca resolver as coisas por si mesmo, de forma espontânea, demonstra interesse e está prontamente à disposição, provavelmente terá boas experiências! Pois bem, se é você que está querendo morar fora, nada melhor do que você ter o ímpeto de ir buscar tudo sobre o tema e não esperar a boa vontade dos outros, né? Isso vai te ajudar a ir cada vez mais além!!!

O mundo não é tão grande como parece

BEDA- Blog Everyday August

Este post sobre o Perfil do intercambista faz parte do BEDA- Blog Everyday August 2021. Para não perder nenhuma novidade, nos siga no instagram e siga #BedaViajante.

Psicóloga, responsável pelo apoio psicológico do Qualquer Latitude. Entrou no Qualquer Latitude para escrever sobre seu intercâmbio voluntário na Polônia e nunca mais parou! Depois disso vieram inúmeras histórias e viagens por Qualquer Latitude

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: