De Carro Pelo Brasil – Belo Horizonte

Foram 5 anos de sonho e 2 de planejamento para a minha viagem de carro pelo Brasil e, finalmente, o que estava no papel tomava vida e forma. E vocês vão poder acompanhar esta aventura aqui no Qualquer Latitude. Meu nome é Giordano Migliorini Estevão, e este é o meu primeiro post falando sobre minha viagem.

Programação da viagem de carro pelo Brasil:

  • Entre 6 e 7 meses de viagem,
  • Descer desde Brasília até Buenos Aires de carro e voltar pelo litoral brasileiro,
  • 1 semana por cidade,
  • Conhecendo o máximo de lugares para escalar no caminho,
  • Somente eu e a minha cachorra Celina (Samoieda de 1 ano)

Primeira parada: Belo Horizonte

Mão no volante, pé na embreagem, mala no carro e Celina no banco de trás. Assim comecei minha aventura.
Nosso primeiro trecho, Brasília – Belo Horizonte, foi um conjunto de 10 horas dentro do carro. Foram 4 breves paradas, uma delas almoço em Paracatu, as outras preocupações minhas pela Celina, sem razão, já que em cada uma delas ela ficava mais feliz voltando pro carro que descendo. Descobri que ela não gosta de muito tempo com ar condicionado, mas ama dormir e ver a paisagem sempre que pode.

Como é a Estrada entre Brasília e Belo Horizonte?

Pegamos uma estrada muito boa, quase sem desnível algum, pagamos R$ 40,60 em pedágio no total*. Grande parte da viagem era pista única, mas tinha uma quantidade boa de pedaços com pista dupla nos quais dava para ultrapassar alguém tranquilamente caso necessário.

Chegada em Belo Horizonte

Chegamos em Belo Horizonte no final da tarde, e ao chegar em nossa primeira estadia, Hostel BH, sofremos. Por uma gafe minha, ao invés de pegar um quarto individual, peguei um para dividir com 10 pessoas, coisa que com um cachorro do porte da Celina era completamente impossível.
A dona do hostel, solicita, disse que do lado ela tinha outra hospedagem na qual ela poderia manter o preço. Fiquei animado e aceitei. Quando cheguei lá, o quarto era na realidade uma garagem com cama. Essa noite dormi mal.

Escalada em pedra em BH

Acordei 5:30 para escalar com minha amiga, Mariana Teixeira. Depois de tomar um banho, coloquei a Celina no carro e partimos para a casa dela, pegamos o equipamento, tomamos um café e partimos viagem para a Gruta do Baú aonde escalamos até o final da tarde.

A Mari me convidou para terminar a estadia de Belo Horizonte na casa dela, e então isso fiz. Coloquei tudo no carro, e me mudei.
De lá, saio crente que qualquer canto de Belo Horizonte tem vistas espetaculares. Fui para a Praça do Papa, Mirante Vista Real e Escola Guignard na cidade.


Dividindo a paixão pela escalada comigo, a Mari, com o equipamento dela, me levou para escalar até antes do meu expediente. Fomos na Pedreira de Contagem (Esporte Clube Recanto Azul segundo o Google), juro ter sido o melhor expediente que já tive. Nesse dia saímos 5:30 para escalar, e 9 horas já estava de banho tomado em frente ao meu computador.

No meu último dia em Belo Horizonte, Mari me levou para ver mais vistas espetaculares no Mirante Morro dos Veados e Mirante da Serra Rola Moça -lá tinha um cemitério de Carros, que aparentemente eram jogados ladeira abaixo pelo dono correndo atrás do dinheiro do seguro- antes de me levar para escalar mais uma vez no famoso Santuário (Cânion Ribeirão da Mata no Google). Conhecido por suas agarras cavadas e caminhada entremeio aos trilhos de trem, o local rochoso e imponente está cheio de escaladas difíceis. Este felizmente me proporcionou meu primeiro 6 Sup (nível de dificuldade dentro da escalada) guiando com corda.


Próximo destino da viagem de carro pelo Brasil

No dia seguinte, dia antes da Páscoa, saí às 10. Tomei café com minha amiga, coloquei tudo no carro e me preparei para partir viagem novamente, afinal este foi apenas o começo da minha viagem de carro pelo Brasil.

Belo Horizonte encontrou um lugar grande em meu coração, e com certeza fez com que eu iniciasse essa viagem com chave de ouro.
Com lágrimas nos olhos e uma mistura de coragem e vontade no resto do corpo, segui para São Paulo.

*Valores de Abril de 2022

Gostou deste post sobre viajar de carro pelo Brasil? Leia também:

Dicas para viajar com o seu pet

Road Trip pela África do Sul

Para não perder nenhuma novidade nos siga no Instagram @qualquerlatitude

Nômade Digital viajando de carro pelo Brasil, escalando e trilhando sempre que possível no caminho com a minha cadela Celina, uma Samoieda de 1 ano. Levo meu escritório no carro e trabalho como programador Java/Kotlin. @giordanome

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: