Moda pelo mundo – O estilo Coreano

Se você acompanha o Qualquer Latitude, já deve ter visto o primeiro post que falei sobre a cultura estadunidense. Hoje eu resolvi falar um pouquinho da Coreia do Sul. Toda a cultura coreana tem se tornado um fenômeno a ser estudado, fazendo sucesso pelas k-dramas – popularmente conhecido como doramas e banda k-pop. Quando o assunto é moda o estilo coreano refrete muito estes elementos culturais.

BELEZA

Falando de beleza, os coreanos valorizam muito a maquiagem. Lá é comum tanto os homens como mulheres utilizarem maquiagens com bastante excesso para ficar no “padrão”. Um olho bem intenso e uma boca bem marcada, são marca registrada dos coreanos.

A ditadura da beleza é muito forte lá, as pessoas se sujeitam a fazer procedimentos estéticos, considerados até mesmo perigosos para entrarem em um padrão de perfeição. Apesar disso, as rotinas de beleza levam as coreanas a se cuidarem mais e terem uma pele bonita e saudável.

K-POP

Um ponto importante falar da Coreia do Sul é da indústria de entretenimento. Provavelmente você deve ter ouvido tocar a música: Gngnam Style, a música foi composta e produzida pelo coreano Psy que chegou a ganhar mais de U$8 milhões de dólares. Além dele, algumas bandas que são bastante conhecidas atualmente são: Blackpink, Exo, Superjunior e Blackswan – grupo que surgiu em 2020 e tem a participação da primeira brasileira nesse nicho. 

Mas as conhecidas mundialmente bandas de k-pop tem um lado muito obscuro, por serem bastante exigente pelas empresas, agentes e fãs.  As bandas funcionam de forma rígida, por exemplo, nos grupos musicais os integrantes não podem namorar, principalmente com integrantes das agências. Para isso, o músico assina um contrato com essa cláusula. Uma contradição é de que apesar de a indústria ser bastante rigorosa com as pessoas que fazem parte das bandas, as músicas falam muito sobre autoestima, aceitação e amor-próprio.

Reprodução: Celebrity Networth

TECNOLOGIA 

Se tem um setor que merece atenção na Coreia do Sul é da indústria tecnológica. Tendo Songdo como exemplo de planejamento urbano e de cidade inteligente para o mundo inteiro. Lá você encontra sensores subterrâneos conseguem detectar o tráfego e reprogramar o semáforo na cidade. 

 Songdo

Moda- o estilo coreano

Toda a música, cultura e a indústria influenciam na moda da Coreia do Sul. É possível perceber que eles não ligam muito para gênero quando se fala em roupa, as mulheres roubam peças do masculino e os homens fazem a mesma coisa. Na parte musical eles se expressam com peças bem coloridas.

Eles são bastante perfeccionista com as roupas – como tudo no país. O estilo deles é casual, o que remete bem dia a dia, porém diferente dos americanos – se não leu esse, volte um texto atrás – eles remetem a algo minimalista, o que dá a sensação de sofisticado também, causando essa mistura.

Gostou deste post? Nos siga no Instagram

Heloisa é jornalista, repórter do Qualquer Latitude e como uma boa aquariana adora inventar coisas novas como viajar, ouvir histórias, ler e escrever. Você pode encontrar a Helô - como gosta de ser chamada - em todas redes sociais compartilhando um pouquinho do seu dia a dia. Sonha em fazer um mochilão conhecendo novas culturas, pessoas e ter novas experiências. @heloisa_negrao