frases sobre jornalismo

Oficialmente jornalista

Esta história começa muitos anos atrás. No jardim de infância, mas especificamente no jardim III (que hoje nem existe mais porque virou primeiro ano) eu tive uma tarefa de casa: entrevistar alguém da família que você goste da profissão. Eu liguei para minha tia. Jornalista da globo, na televisão todos os dias, contando muitas histórias. Quando eu criei o blog, este sonho cresceu. O de ser jornalista. Voltando da Austrália com 17 anos eu pensava, imagina que legal um dia poder dizer que o blog é escrito por alguém com esta formação? A ficha do tcc terminado ainda não caiu, mas resolvi separar algumas frases sobre jornalismo que mais me encantaram durante a faculdade.

“O jornalismo vai te matar, mas também vai te fazer se sentir vivo” – Horace Greeley.

Esta frase fica melhor em inglês: “Journalism will kill you, but it will keep you alive while you’re at it.”- Horace Greeley e com certeza se aplica ao jornalismo investigativo. Dependendo do que se esta investigando pode ser realmente muito perigoso, mas a sensação de adrenalina é muito gostosa.

“Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que seja publicado. O resto é publicidade”.- George Orwell

A frase original: “Journalism is printing what someone else does not want printed; everything else is public relations.”– George Orwell. Com a velocidade da internet esta frase se torna ainda mais real. Ser jornalista é ser um pouquinho detetive e estar sempre ligado no que está acontecendo.

“Tenho medos bobos e coragens absurdas”- Clarice Lispector

Você já parou para pensar na coragem que precisar ter para ser jornalista? Não estou nem entrando em grandes investigações… mas fazer reportagens envolve ir na casa de pessoas desconhecidas, entrar em carros com estranhos, ir para partes da cidade que você nunca foi, ficar no meio da rua com câmeras e microfones… Para ser jornalista pode ter medos bobos mas precisa de uma coragem absurda!

E a parte mais legal, que descobri no curso de jornalismo, é a quantidade de áreas que você aprende no curso. De técnicas de gravação para estar na frente e atrás das câmeras até a diagramação do jornal. A gente faz tudo, aprende sobre tudo!

Estas frases sobre jornalismo são as minhas favoritas mas, seria impossível de colocar uma profissão com a atuação tão grande em frases! Explorando o blog você encontra algumas reportagens que eu escrevi durante o curso, algumas aventuras jornalísticas como a de ser fotógrafa do início da campanha presidencial da atua vice presidente dos Estados Unidos, e até da rotina lá no comecinho da faculdade!

E é claro, meu projeto de TCC! O Latitudes, podcast do blog!

Yasmin Graeml criou o Qualquer Latitude em 2013 durante um intercâmbio de High School na Austrália, jornalista e apaixonada por contar histórias adora dar conselhos de viagem e preparar roteiros para os leitores do blog!

5 Comentários

  • Viviane Almeida

    Ser jornalista atualmente não é nada fácil, seja no Brasil ou no exterior esse trabalho demanda muita pâciencia e responsabilidade com as notícias que serão veinculadas na mídia e ainda, suportar as ignorância de algumas pessoas cruéis da nossa sociedade. Falo isso porque tenho muitos amigos que trabalham na área e sofrem com o preconceito de eleitores radicais da esquerda e da direita, por isso, quero te desejar muito sucesso no seu trabalho e paciência para enfrentar as dificuldades que irão aparecer. Amei o podcast, sua voz é muito suave de ser ouvida!

    Viviane Almeida
    Resenhas da Viviane

    • Yasgraeml

      Pois é! Ao mesmo tempo eu acredito que o trabalho do jornalista está cada vez mais importante. Agora além de informar ele precisa também saber diferenciar o que é real do que é fake news! Muito obrigada! Estamos preparando a segunda temporada! Espero que você goste!

  • Hanna Carolina

    Eu amei essas frases e, de fato, elas traduzem bem a profissão. Essa da Clarice eu acho que se encaixa também em vários cenários de nossa vida, em que temos coragem para fazer tanta coisa absurda, mas trememos de medo de fazer algo que parece até comum pelo mundo afora… rs Meus parabéns pelo TCC e que você tenha bastante sucesso em sua carreira. =)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: