estresse

Viajar também pode ser estressante

Quem aí já viajou sabe o quanto perrengues podem acontecer e que não é porque estamos de férias que absolutamente tudo será divertido, mas o estresse em viagem é muito comum.

Por vezes podemos nos sentir muito ansiosos antes de uma viagem chegar, muito preocupados com vistos, documentos, fazer malas ou programar o roteiro da viagem. Quem sabe até pode bater aquele desespero no trajeto, seja em carro, trem, ônibus ou avião com medo de perder o embarque ou de algo sair diferente do planejado. 

Às vezes esse estresse em viagem pode estar relacionado com precisar falar outro idioma, precisar se portar tranquilamente na alfândega, conseguir chegar até o hotel, se comunicar com desconhecidos ou fazer o câmbio do dinheiro.

Pode ser que seu estresse esteja diretamente ligado com uma alta exigência a perfeição e querer dar conta de tudo, por isso você pode tentar criar um roteiro muito rígido, tentar visitar mil pontos turísticos em um mesmo dia e sentir que não está apreciando a viagem de fato.

São muitos fatores que podem ser estressores para cada um de nós, mas isso não quer dizer que não podemos aprender a lidar e viver uma viagem incrível e inesquecível!

Assim como a vida normal, problemas em viagens também podem existir, mesmo de férias e do outro lado do mundo! O que fará a diferença é a forma como você aprende a lidar com esse estresse e a controlar a sua resposta frente a ele.

Pense um pouquinho, quais são as situações que te deixa estressado, reflita sobre o que você pode fazer para que esse momento não seja tão difícil, exemplo: deixar tudo organizado com antecedência, treinar o idioma, contatar sua rede de apoio, ou simplesmente aceitar o fato de que tudo isso pode acontecer e que você conseguirá solucionar os conflitos que surgirem!!!

Viajar é maravilhoso e por isso continuamos escolhendo viver essas experiências, mesmo que nos causem um pouco de estresse, então é sempre interessante refletir sobre quais escolhas você quer fazer na sua vida, para que o estresse não seja um impeditivo de você realizar seus sonhos!

Se você gostou deste post você também pode gostar de ler:
Os desafios de morar fora
Apoio psicológico para intercambistas

Psicóloga, responsável pelo apoio psicológico do Qualquer Latitude. Entrou no Qualquer Latitude para escrever sobre seu intercâmbio voluntário na Polônia e nunca mais parou! Depois disso vieram inúmeras histórias e viagens por Qualquer Latitude