Conheça as tradições de natal da Polônia

Comemoração de Natal na escola

O Natal, apesar de ser uma tradição religiosa, é comemorado de diferentes formas ao redor do mundo. Cada país tem sua cultura e suas diferenças na forma de celebrar esta época do ano. O natal na Polônia possui diversas peculiaridades e como os poloneses são muito católicos a data é muito importante e bem comemorada!

Durante o mês de Dezembro, as árvores começam a ser vendidas nas ruas, sim, o natal na polônia é comemorado com árvores de verdade! Eles decoram as árvores com enfeites e doces. Nesta mesma época as escolas polonesas começam os ensaios para os recitais, onde eles apresentam um teatro e cada turma canta uma música natalina, as músicas são uma parte muito importante do natal polonês.

 

Dois dias antes do natal os poloneses começam a preparar o jantar de comidas típicas. O jantar de natal polonês é composto por 12 pratos sendo imprescindível a sopa de beterraba “Borscht“, o Pierogi caseiro, o cheesecake “Sernik“, um bolinho com recheio de papoula “Makotch” e frutos do mar. No natal eles não comem nenhum tipo de carne vermelha.

 

Diferente dos natais brasileiros em que toda a família inteira se junta e é comemorado em muitas pessoas, na polônia, eles juntam apenas os mais próximos, normalmente pais e filhos. O natal na polônia começa oficialmente quando a primeira estrela aparece no céu no dia 24/12. Como estamos no inverno europeu isso acontece lá por cinco horas da tarde.

De todas as tradições de natal na polônia a que mais me encantou foi de dar votos de Natal! Todas as pessoas pegam um pedaço de “Oplatek” uma hóstia em formato de papel, e repartem com os outros. Você pega um pedaço da outra pessoa e deseja coisas boas e Feliz Natal (para que tenha um bom ano, saúde, paz, união…) e fazem o mesmo com você, até que todos tenham se abraçado! Neste momento eu tentei dar Feliz Natal em polonês para todos, imaginem eu tentando falar “wesolych swiat bozego narodzenia” que significa Feliz Natal!

Após este ritual, todos sentam a mesa para o jantar! A tradição diz que você precisa provar todos os pratos para garantir felicidade o ano todo, apesar de a ideia não ser representar todos os meses do ano e sim os 12 apóstolos de Jesus. O Natal Polonês é um feriado que dura do dia 24 à 26 de Dezembro e tudo fica fechado. Como eu estava trabalhando em um intercâmbio voluntário tive a oportunidade de comemorar o natal com os professores e com os alunos da escola. Foi um natal diferente com comidas gostosas e muitas músicas natalinas!

Leia também:

Morando na Polônia

Roteiro de mochilão Europa central

Psicóloga, responsável pelo apoio psicológico do Qualquer Latitude. Entrou no Qualquer Latitude para escrever sobre seu intercâmbio voluntário na Polônia e nunca mais parou! Depois disso vieram inúmeras histórias e viagens por Qualquer Latitude

7 Comentários

  • Patricia Fernandes Pereira

    Olá, tudo bem? Amei o post, é muito legal saber um pouco mais sobre a cultura de outros lugares. O Natal é a época do ano que eu mais gosto, particularmente ele tem um significado muito especial para mim e me traz muitas lembranças boas. Beijos ♥

    • Priscila Conte

      Oi Patricia! Tudo bem e você?
      O Natal é super importante para mim!! Foi muito legal comemorar em um lugar diferente mas bem difícil por estar longe da minha familia!!
      Obrigada pelo seu comentário!
      Beijos 🙂

  • anamastrochirico

    Adoro saber mais sobre a cultura de outros paises, ainda mais quando são paises menos comuns da gente le por aí como e o caso da Polonia. A ideia de 12 pratos pro natal é maravilhosa mas deve ser cansativo cozinhar tudo isso hahaha

    • Priscila Conte

      Obrigada pelo seu comentário!!
      E simmm, eles passam muito tempo cozinhando pois todas as comidas são feitas em casa!

  • Gislaine

    É muito interessante o tanto que as culturas de outros lugares é diferente da nossa! Achei incrível a sensação de união que dá a comemoração deles, adoraria passar por esta experiência!

    • Priscila Conte

      Olá Gislaine!!
      Obrigada por seu comentário 🙂
      A comemoração deles é muito legal, bem aconchegante e são muito receptivos!