Semana Fashion Revolution

Você sabe o que é a Semana Fashion Revolution?

A Semana Fashion Revolution (SFR) é a principal campanha realizada pelo Fashion Revolution, maior movimento ativista de moda do mundo. A ideia da semana é moldar um novo sistema de moda justo e igualitário para as pessoas ao redor do mundo. Neste ano, a campanha será realizada entre os dias 18 e 24 de abril.

Em 2022, o tema escolhido foi Dinheiro, Moda e Poder para lembrar o quanto a indústria da moda convencional depende da exploração do trabalho e dos recursos naturais. Grandes marcas e varejistas produzem rápido demais e nos manipulam dentro de um ciclo tóxico de consumo excessivo. Enquanto isso, a maioria das pessoas que fazem nossas roupas não recebem o suficiente para atender às suas necessidades básicas e já sentem os impactos da crise climática.

A semana acontece fazem 9 anos e, em 2022, foca diretamente no tema pelo qual foi criada. “Vamos voltar para nosso tema central, expondo as profundas desigualdades e abusos sociais e ambientais nas cadeias produtivas da moda. Da distribuição desigual de lucros até os itens produzidos em excesso e descartados facilmente, passando pelos desequilíbrios de poder que são avessos à inclusão.” explica Orsola de Castro, cofundadora e diretora criativa global do Semana Fashion Revolution. A semana também tem como objetivo inspirar novos designers dando foco a moda sustentável. Durante a Semana Fashion Revolution, as marcas serão incentivadas a mudar a lógica do crescimento infinito, e os consumidores serão convidados a compreender o verdadeiro valor do que compram.

No Brasil, as campanhas #ModaSemVeneno e #Canhamoérevolução promovem informações e conteúdos para que a produção de fibras seja repensada, considerando oportunidades que sejam de fato sustentáveis. Para se envolver com a campanha, o Fashion Revolution disponibiliza ferramentas para as pessoas escreverem aos legisladores locais, pedirem maior transparência na cadeia produtiva da moda, apoiar pequenos negócios e criarem suas próprias histórias, se reconectando com as roupas que usam todos os dias. 

Programação ao redor do mundo da Semana Fashion Revolution

A programação, disponível no site e nas redes sociais, está sendo construída pelos mais de 60 representantes locais e mais de 100 embaixadores (estudantes e docentes), além dos conteúdos de parceiros.

Quer saber mais sobre sustentabilidade? Leia também:

O que é turismo sustentável

Heloisa é jornalista, repórter do Qualquer Latitude e como uma boa aquariana adora inventar coisas novas como viajar, ouvir histórias, ler e escrever. Você pode encontrar a Helô - como gosta de ser chamada - em todas redes sociais compartilhando um pouquinho do seu dia a dia. Sonha em fazer um mochilão conhecendo novas culturas, pessoas e ter novas experiências. @heloisa_negrao

Um comentário

  • Iraci dos Santos Mendes Ribeiro

    Nossa, adorei estar sabendo deste movimento consciente de moda ,pois sou uma artesã de trabalhos manuais no seguimento de moda e tbm presto serviços, para algumas marcas e gostaria MT de ser entrevistada para falar sobre minha história, neste movimento consciente maravilhoso de” Quem faz a minha roupa “.
    Custo justo , consciência de consumido e principalmente no nosso País o valor real de quem faz e etc.
    Desde de já obrigada

    IRACI Ribeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: