O que ganho para ser Voluntária Rio2016

14012711_1095507730494754_1797017285_o

Logo que cheguei no Rio começaram a me perguntar várias vezes: Mas o que você está ganhando para estar ai? Voluntário não ganha nada mesmo? Mas você veio de Curitiba, a passagem eles pagaram né? A maioria se choca quando eu conto que paguei minha passagem e estou hospedada na casa de amigos. Eu já sabia desde 2014, quando me inscrevi para ser voluntária, que as despesas para chegar até o rio seriam minhas e que aqui, eles ajudariam com um passe de transporte público e alimentação nos dias de trabalho.

Me inscrevi para a função de gestão ao público, ou seja, ajudar a indicar os caminhos, identificar crianças perdidas, ficar no controle de tickets, etc. Cheguei no Rio um dia antes da minha escala começar e fui buscar meu uniforme. Cada voluntário ganhou um kit completo com três camisetas, duas calças, um tênis, três meias, uma bolsa, um cinto, um casaco, um boné,  uma credencial, uma agenda manual do voluntário e o passe transporte.

Rio2016

Minha escala veio para 10 dias, 8 de trabalho e dois de folga. Cada dia na escala tem 9 horas de trabalho e as funções mudam todos os dias (eu já fiquei validando ticket, dando pulseira de identificação para crianças, dentro da arena indicando os lugares, com o megafone indicando a saída…). Os voluntários tem sua própria entrada no final da arena, todos os dias passamos pela segurança e fazemos nosso check in. Neste procedimento ganhamos o vale almoço/janta, um lanchinho (bolinho, bolacha ou barrinha de cereal), protetor solar e dependendo do dia um brinde. Os brindes vêm como um agradecimento por se dedicar e cumprir sua escala. No meu primeiro dia ganhei um relógio e um pin, depois ganhei uma bolinha, uma pulseira de borracha e mais um pin. Como minha escala termina amanhã, ainda tenho mais um brinde.

Outra pergunta muito frequente é se eu posso assistir o que eu quiser. Minha credencial só entra no vôlei e praia, onde estou trabalhando, como vários dias eu trabalhei dentro da arena assisti a maioria dos jogos de volêi. Cada voluntário recebeu como mimo dois ingressos para algum outro jogo sortido, o meu foi handball e assisti Espanha x Romênia e Noruega x Montenegro.

Voluntário não recebe salário, mas recebe vários mimos e uma experiencia de vida inesquecível!

Yasmin Graeml criou o Qualquer Latitude em 2013 durante um intercâmbio de High School na Austrália, jornalista e apaixonada por contar histórias adora dar conselhos de viagem e preparar roteiros para os leitores do blog!

11 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: