Como justificar voto online 2020

No Brasil é obrigatório que todos entre 18 e 70 anos votem nas eleições. Não votar deixa a sua situação eleitoral irregular e tem consequências na hora de renovar o passaporte, por exemplo. Se você está em outro país, ou não pode votar por algum motivo é importante justificar e neste post vim te ensinar como justificar voto online. Lembrando que para fazer isso sem nenhuma multa você tem 30 dias depois de voltar da viagem.

Confesso que depois do intercâmbio da Califórnia demorei para fazer a minha justificativa achando que era algo complicado e, na verdade, todo o processo pode ser feito online.

Para começar você precisa baixar o e-titulo no seu celular. Você entra com o seu CPF ou número do título de eleitor. Lá vai ter o seu local de votação (que pode ter sido alterado) e as suas informações.

No canto direito tem mais opções e justificar voto. No caso de viagens eles pedem para que você mande a passagem ou algo que comprove que você, de fato, não está no seu local de votação. Você tem 30 dias, depois de voltar para o Brasil para regularizar a situação sem multa.

Se você deixou passar estes 30 dias, entre em contato com o Tribunal Eleitoral da sua região. Depois do meu intercâmbio eu enviei um e-mail com todos os meus dados e foto e me mandaram o boleto. Assim que a multa foi paga a minha situação foi regularizada.

Não deixe para depois, aproveite a facilidade do aplicativo para justificar voto online! E se você gostou deste post veja também:

Como tirar visto de turismo, de trabalho e de estudante para os Estados Unidos

Visto de estudante para a França

Para não perder nenhuma dica não deixe de nos seguir no Instagram e no Tik Tok

Yasmin Graeml criou o Qualquer Latitude em 2013 durante um intercâmbio de High School na Austrália, jornalista e apaixonada por contar histórias adora dar conselhos de viagem e preparar roteiros para os leitores do blog!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: