como organizar uma viagem

Organizando uma viagem surpresa

Organizar uma viagem, por mais simples que possa parecer, é algo que envolve muita responsabilidade, ainda mais para outras pessoas. Você já imaginou receber uma viagem 100% surpresa? Em quem você confiaria para escolher o destino e montar o roteiro para você? Neste post vou contar um pouco sobre como organizar uma viagem e contar sobre o desafio da Viagem Surpresa que a Marina Mazetto criou para mim e para a Carol Bueno.

Mas por que organizar uma viagem envolve tanta responsabilidade? 

Viajar é algo que te tira totalmente da sua zona de conforto, quebra a sua rotina, te coloca em situações que você nunca imaginou passar, te obriga a lidar com outras regras e costumes e na maioria das vezes exige um orçamento maior do que o que você normalmente gasta em um mês.

Ter todos estes fatores bem organizados e entender o seu estilo viajante auxilia a diminuir o estresse na viagem. Depois de montar inúmeros roteiros para as minhas viagens topei um novo desafio junto com a Carol Bueno: Organizar a primeira viagem sozinha de uma amiga para ser totalmente surpresa, ela só descobriria o destino menos de uma semana antes da viagem. 

Primeiro passo: Entender os objetivos da viagem e estipular o orçamento

Conversamos com ela para entender o que ela estava buscando na viagem. A ideia era uma viagem de uma semana saindo da zona de schengen na Europa, que fosse em um ritmo compatível com trabalho remoto já que ela não iria estar de férias e que entrasse no orçamento que ela estipulou. 

Pedimos para ela nos transferir o dinheiro da viagem assim não chegaria nenhuma notificação com “pistas” no cartão de crédito.

Segundo passo: Definir o destino

Depois de algumas conversas e de entender o que ela precisava naquela viagem começamos a pensar nos destinos, pensamos em Isle of Man mas não iria fechar com o orçamento, seguimos para a Albânia mas percebemos que a locomoção sem carro era um pouco difícil e finalmente achamos o nosso destino: Dubrovnik na Croácia

Terceiro passo: Escolher a Acomodação

Nas conversas iniciais entendemos que para ela era importante um quarto com banheiro particular (na Europa o banheiro compartilhado é bem comum). Isso já nos fez descartar a possibilidade de Hostels e algumas opções mais baratas. Equilibrando o custo benefício – e chegando por wifi no hotel já que é uma viagem de trabalho remoto- optamos pelo Boutique Villa Room

Quarto passo: Definir o roteiro na cidade

Nesta etapa pesquisamos bastante o que tinha para fazer na cidade, marcamos e sugerimos alguns passeios que ela poderia fazer. Procuramos também por coworkings e cafés com internet, assim ela saberá para onde ir quando quiser trabalhar de um lugar diferente e aproveitamos para colocar algumas curiosidade sobre o país.  

Ps: Quando revelamos o destino demos algumas instruções que guiaram o roteiro por exemplo: Manhã ocupada, trabalhar de tarde e de noite, garantir que você tem horário de almoço, terminar de trabalhar cedo para sair de noite porém só poderá abrir o roteiro do dia na noite anterior já que as surpresas continuam! 

Quinto passo: Detalhes

Parecem coisas pequenas, mas não tem nada pior do que chegar em um destino e queimar um secador por não saber a voltagem do lugar, não ter adaptador para carregar o celular, precisar correr para trocar moeda ou não saber que aplicativo de transporte funciona no lugar. 

Aproveitamos para montar uma sessão só com estas dicas: precisa dar gorjeta no restaurante? Tem alguma restrição de vestimentas? Dentro do arquivo da viagem levantamos várias questões que são importantes saber antes de ir para o país e fizemos uma lista de como arrumar a mala para esta viagem.

Sexto passo: Surpresa

Não tem nada melhor do que viajar e para tornar este momento ainda mais especial preparamos algumas surpresas para o momento da revelação do destino e também para a viagem – ela irá descobrir estas quando abrir o roteiro de cada dia. 

E você, gostaria de ter uma viagem planejada como uma surpresa? Em quem confiaria para fazer o roteiro e os preparativos? 

A Marina embarca na semana que vem, você pode acompanhar como a viagem está indo seguindo os instagrams: @qualquerlatitude @carolbueno.travel e @mapmazetto

Yasmin Graeml criou o Qualquer Latitude em 2013 durante um intercâmbio de High School na Austrália, jornalista e apaixonada por contar histórias adora dar conselhos de viagem e preparar roteiros para os leitores do blog!