Salar do Uyuni

Salar do Uyuni, o deserto de sal

O deserto de Sal da Bolívia, chamado de Salar do Uyuni, é o maior deserto de sal do mundo!! Um paraíso que pouco vejo ser falado por aí e que deveria receber muito mais reconhecimento! 

Localizado na cidade de Uyuni, você pode chegar via avião, carro ou até mesmo da forma que eu fiz, indo diretamente do Atacama no Chile. É um passeio de carro 4×4 com 4 dias de duração! 

Sabe o famoso perrengue chique? É isso! Hahaha. Acredito que esse é um local impossível de viver de forma luxuosa. Afinal, estamos falando de uma cidade com pouquíssimos recursos e hotéis feitos de sal! 

deserto de sal
Deserto de sol espelhado

Uma aventura alternativa

Eu sabia que seria uma grande aventura! Fui via agência, pagando um valor extremamente em conta por ter 4 dias com locomoção, alimentação e acomodação inclusos. Só não imaginava que dormiria em um quarto feito de sal e que os banhos seriam com tempo contado e pagos a parte! Água dessalinizada é difícil por lá.

Então cabe um alerta: Se você está disposto a viver essa experiência, te digo que você não irá se arrepender, pois a beleza é surreal!! Se você quiser luxo, esse não é o melhor passeio para você, apesar de ter hotéis mais chiques, continua sendo um deserto de sal!

Eu escolhi ir em Janeiro, pois era a época de chuvas. Assim, o deserto ficava coberto por uma película de água, fazendo o efeito espelhado, como se fosse um lindo infinito! Foi uma escolha arriscada, afinal, caso chovesse no dia, não teria o espelhamento; o efeito depende da incidência de raios solares! Mas deu tudo certo!! Caso você queira ir em outros meses, a diferença é que o deserto fica só com o chão de sal, formando hexágonos brancos por todos os lados. Dá para ver a separação entre céu e chão.

deserto de sal
Colegas de aventura!

Nossos dias no deserto de sal – Salar do Uyuni

Por 2 dias e meio, nós fomos parando em alguns lugares incríveis no trajeto entre Atacama e Uyuni. Dormimos em acomodações no caminho, que já estavam todas reservadas pela agência. Pela tarde, chegamos na cidade de Uyuni para deixarmos nossas coisas no hostel e fomos tentar caminhar para encontrar alguma lanchonete (que no caso encontramos uma localizada beeeem distante e não tinha nada para vender hahaha). Ao voltar, fomos de carro até o deserto para admirar o pôr do sol!

No dia seguinte, acordamos às 4h da manhã para podermos tomar café da manhã no meio do salar. Conseguimos dirigir bastante, para nos distanciarmos dos outros carros e parecer que estávamos sozinhos naquele espelho de água!

Que dia incrível, surreal, espetacular e também quanta sujeira hahaha. Ninguém conta que todas as suas roupas ficam cheias de sal, que seu sapato chega a ficar duro de sal e molhado da água ao mesmo tempo! Ao chegar, estava uma temperatura ainda muito baixa, beirando os zero grau e, ao passar do dia e com o sol subindo, ficando muito quente! (Viva a vida de camadas de roupas!)

deserto de sal
Brincando com as fotos

Todas as fotos divertidas que vemos dos dinossauros ou os vídeos das pessoas nos banquinhos são feitas pelo motorista, que era nosso querido guia! Tivemos a grande sorte de ele ser uma pessoa fantástica e bem humorada! 

No final do dia, os companheiros do carro voltaram rumo ao Atacama no Chile e eu segui jornada para o Peru!

Essa foi uma aventura inesquecível! Não sei se eu iria novamente, mas, com certeza, é um lugar que conquistou o meu coração!

Este post sobre o Salar do Uyuni – deserto de sal faz parte do BEDA- Blog Everyday August 2021. Para não perder nenhuma novidade, nos siga no instagram e siga #BedaViajante.

BEDA- Blog Everyday August

Psicóloga, responsável pelo apoio psicológico do Qualquer Latitude. Entrou no Qualquer Latitude para escrever sobre seu intercâmbio voluntário na Polônia e nunca mais parou! Depois disso vieram inúmeras histórias e viagens por Qualquer Latitude

3 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: