Roteiro para cervejeiros na Europa

Roteiros na Europa para quem ama cerveja

Eu amo café, inclusive esta bebida já foi tema de post e podcast aqui no Qualquer Latitude. Mas além do café guardo um espaço especial nas minhas viagens para outros focos gastronômicos, e um deles é a cerveja. Quando passei um tempo na Alemanha em 2017, a minha base era Ingolstadt, uma cidade de tamanho médio (para padrões alemães) que fica na famosa região da Baviera. Esse estado alemão é famoso pelos estereótipos atrelados ao país, sendo um deles a cerveja. E nesse caso o estereótipo tem seu fundo de verdade, pois ao viajar por lá você realmente vê várias plantações de lúpulo e muitas pessoas tomando grandes copos da bebida. E neste post você encontra um roteiro para cervejeiros na Europa.

Ingolstadt e a Lei da Pureza

Aprendendo a segurar o famoso copo de 1L (Maß).

Uma curiosidade muito legal sobre Ingolstadt é que a “Reinheitsgebot”, a lei alemã de pureza da cerveja, foi outorgada lá em 1516! Você já deve ter visto essa palavra em alguns rótulos de cerveja aqui no Brasil. De acordo com essa lei, só podem ser usados na cerveja a água, o malte e o lúpulo.

É uma grande tradição seguir essa lei na Baviera, mas outras regiões da Alemanha não necessariamente a seguem, uma vez que cada região – e até cidade na Alemanha – possui sua própria receita tradicional. Um exemplo é a Kölsch da cidade de Colônia. Essa cerveja é bem pequena, leve e refrescante. No entanto, se você tentar pedir uma Kölsch na cidade vizinha de Düsseldorf, pode receber um olhar estranho. Isso acontece não apenas porque essas cidades possuem uma certa rivalidade, mas porque realmente as pessoas levam a cerveja de sua cidade natal a sério.

Alemanha, o paraíso dos drinks à base de cerveja

Uma outra surpresa que tive na Alemanha em relação à cerveja foi a descoberta da bebida Bananenweizen na cidade de Gummersbach (próxima à Colônia). Essa bebida consiste em uma mistura de suco de banana e cerveja de trigo. Você deve estar pensando que isso é bizarro e horrível, mas provei e é uma delícia! Combinações entre cerveja e outras bebidas ou coisas não alcoólicas são comuns na Alemanha e são conhecidas como Biermischgetränke (bebidas mistas de cerveja). Um outro exemplo disso são as Radler, que levam cerveja Pilsen ou de trigo e suco de fruta (geralmente limão). Essa bebida é leve e bem refrescante. 

Ainda falando em Alemanha, não poderia deixar de mencionar as festas de cerveja. É importante saber que há várias festas menores nesse mesmo estilo, principalmente na Baviera. Eu acabei indo em várias perto de Ingolstadt, além da Oktoberfest em si. Se você pretende ir para essa última festividade, recomendo que planeje com antecedência, pois é difícil conseguir hotéis (tive sorte, pois tenho um amigo que mora em Munique).

Uma curiosidade legal é que o Brasil tem a maior Oktoberfest fora da Alemanha, esta festa acontece anualmente em Blumenau em Santa Catarina. Fica a dica para um roteiro nacional para cervejeiros.

Roteiro para cervejeiros na Europa além da Alemanha: Visitando o país que mais consome cerveja per capta

Um destino com muita cerveja e provavelmente mais que a Alemanha é Praga. A República Tcheca é o país que mais consome cerveja per capta! Por isso, é bem fácil encontrar várias cervejarias andando pela cidade. Eu decidi fazer um tour de cerveja, e se você puder, é um passeio super informativo e divertido. Em um primeiro momento, fomos para uma cervejaria onde nosso guia mostrou onde a bebida era feita e as matérias-primas usadas nela (como malte, lúpulo, etc.). 

Durante esse tour, conheci um sommelier de cerveja canadense e conversamos bastante durante todo o passeio. Na parada final, fomos para um bar estilo caverna, meio subterrâneo, no qual experimentamos algumas comidas de bar tchecas. Uma que eu amei é o queijo em conserva que combina super bem com bebidas alcóolicas.

Uma particularidade da República Tcheca é que você pede a cerveja pela gradação. Quanto maior for essa gradação, mais açúcar/malte essa cerveja possuía antes de ser fermentada. Isso geralmente (pois há exceções) significa que quanto maior for a gradação, mais potente e provavelmente escura/alcoólica a cerveja será. 

Copenhagen e a melhor cervejaria do mundo

O último destino do roteiro para cervejeiros na Europa é Copenhagen. Os dinamarqueses não só amam cidra, eles também amam cerveja. Assim como em outros países, há a opção de visitar cervejarias (um exemplo é a Carlsberg). Entretanto, foquei mais em ir em bares e cervejarias na capital.

Um destaque foi a Mikkeller, considerada por muitos especialistas como a melhor microcervejaria do mundo! As sedes dessa cervejaria são tão legais, as cervejas tão boas, e a staff tão incrível, que fui visitar mais de uma vez (inclusive em uma outra viagem minha para a Romênia). As cervejas disponíveis mudam com frequência, então pode ser que de um dia para o outro você não encontre uma cerveja que provou no dia anterior). São vários estilos da bebida para você escolher: stouts, weiss, sours, e muitas outras. Provei cervejas fantásticas e aprendi mais sobre elas com o bartender.

Cervejaria Mikkeler em Bucareste.

E aí, qual desses lugares você já visitou ou gostaria de visitar? Gostou deste roteiro para cervejeiros na Europa, então nos siga no Instagram para não perder nenhuma novidade

A Isabela tem 26 anos e é formada em Relações Internacionais. Já morou no Canadá e Alemanha, e é amante de café, história, estudar línguas e viajar.