O que fazer em Blumenau

O que fazer em Blumenau

A cidade de Blumenau, em Santa Catarina, foi fundada por alemães e ainda mantém muito da cultura dos seus fundadores. É conhecida por ter o maior Oktoberfest fora da Alemanha, pela gastronomia e arquitetura alemã. No post de hoje vou dar algumas dicas de o que fazer em Blumenau.

Como chegar e onde se hospedar em Blumenau

Como saímos de Curitiba, capital do Paraná, fizemos a viagem de carro que dura em média de 3h30. Para quem vem de Florianópolis, capital de Santa Catarina, a viagem de carro dura em torno de 4h. Chegando em Blumenau fomos direto para o Hotel Hermann, escolhemos este local por ser bem próximo ao centro e ser em um casarão antigo tradicional da cidade.

Hotel Hermann
Hotel Hermann

Visitando Blumenau

Parque Vila Germânica

Chegamos em Blumenau no domingo e as lojas e confeitarias do centro da cidade estavam fechadas. Por isso resolvemos ir direto para o Parque Vila Germânica. Fica a dica de evitar ficar apenas domingo em Blumenau já que a Rua XV fica praticamente inteira fechada.

A Vila Germânica lembra muito os pavilhões dos países do Epcot na Disney. Um lugar para viver o “Sonho Alemão”. Música ao vivo, brincadeiras para as crianças, cafés, restaurantes e muita cerveja! Lá você também encontra as roupas típicas da Bavária.

É na Vila Germânica que acontece o famoso Oktoberfest. Para esta festa a maior parte das pessoas usa roupa típica (a entrada é mais barata para quem está a caráter). Em outras épocas o local não cobra entrada e quase ninguém usa as roupas da Bavária. Por lá você encontra restaurantes alemães, lojinhas, cantinhos decorados para fotos e parquinhos para crianças.

Oktoberfest em Blumenau
Oktoberfest em Blumenau 2019

Rua XV

O centro de Blumenau é cheio de casinhas típicas, uma mistura de Alemanha e Brasil. Entre os pontos mais interessantes estão a prefeitura e o Senac. Os dois se localizam em casarões históricos muito bem conservados. Nesta região você também encontra a catedral de Blumenau e um caminho ao lado do rio.

Túneis “Secretos”

Túnel de Blumenau

Existem várias lendas urbanas sobre os túneis de Blumenau. Alguns dizem que foram criados para proteger os moradores de uma possível guerra, outros que eram usados por padres e freiras para encontros secretos e tem até quem acredite que os túneis foram usados para esconder Hitler. O mais provável é que eles tenham sido construídos para ajudar a conter a água do rio. Independente do motivo, um deles é aberto ao público e utilizado para atravessar a rua. Não deixa de ser um local curioso na cidade.

Café com bolo

Blumenau é uma cidade incrível para se perder e achar cafés e bolos deliciosos. Não deixe de provar as Cucas de diversos sabores!

Gostou desde post? Nos siga no Instagram e Tik Tok e leia também sobre:

Pomerode

Lugares no Brasil para se sentir na Europa

Yasmin Graeml criou o Qualquer Latitude em 2013 durante um intercâmbio de High School na Austrália, jornalista e apaixonada por contar histórias adora dar conselhos de viagem e preparar roteiros para os leitores do blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: