Morando na Polônia

Imagem da internet

No final de 2016 fiz um intercâmbio voluntário para a Polônia pela AIESEC com o objetivo de viver uma nova aventura, aprender sobre a cultura polonesa e dar aulas sobre o Brasil, em inglês, em escolas na Polônia. Eu fiquei dois meses morando na Polônia na cidade de Szczecin que é a é a capital da Pomerânia Ocidental (uma província no noroeste da Polônia). A cidade tem 303,1 km2 e uma população de 411 mil habitantes ou seja um pouco menor do que a cidade de Florianópolis.

Imagem google maps

A cidade fica mais perto de Berlim (capital da Alemanha) do que de Varsóvia (capital da Polônia) e, por isso, a cidade pertenceu por muitos anos á Alemanha. Os poloneses são muito queridos e estão sempre dispostos a ajudar! I

Polonês é uma língua bem difícil, acho que aprendi umas 20 palavras no tempo todo em que estive morando na polônia. A juventude até fala inglês mas entre os mais velhos era mais complicado. Eu tive muitos problemas com o idioma, mas de maneira geral, até aqueles que não falavam em inglês tentavam me ajudar como podiam!

Uma vez eu estava perdida e precisava encontrar o ponto de ônibus e perguntei para um senhor na rua se ele sabia onde ficava, ele não entendeu. Mas para minha surpresa, pegou meu celular, viu o local e me levou até lá. Uma outra situação foi quando eu precisava comprar uma passagem de trem e a moça do caixa não falava em inglês mas ela ligou para um colega e me passou o telefone. Ele traduziu tudo e assim pude comprar o bilhete!

Fora o idioma, a minha segunda maior dificuldade morando na Polônia, foi me adaptar com o frio. Mesmo a minha cidade sendo uma das mais quentes e com menos neve da Polônia, para mim estava muito frio. A vantagem foi que pude realizar o sonho de ver e brincar na neve!

Outra coisa que foi bem diferente para mim, foi a alimentação. Consegui emagrecer em um intercâmbio pois a comida não era boa. O alimento principal era batata e, apesar de eu gostar muito de batata, comer todos os dias fica bem enjoativo. Além de batata lá se come muito porco e repolho. A comida típica é o pierogi, um “pastel” polonês que pode ser feito com vários recheios (doces e salgados) O horário das refeições também é um pouco diferente:

  • Café da manhã – normal, quando acordam. Normalmente é pão, iogurte, queijos, ovos…
  • Almoço – não existe!!!! Eles apenas comem algum lanche entre o café da manhã e a janta
  • Jantar – 16h- como não tem almoço a janta é cedo e é a refeição principal (porco, repolho e batata…).
  • Ceia – 20h – normalmente um pão com linguiça, ou algo igual ao café da manhã

De comida o mais estranho que eu comi foi um macarrão com iogurte de morango por cima e o que mais gostei foi o cheesecake, que é diferente do que estamos acostumados e muito gostoso.

Falando sobre preços:

A moeda da Polônia é chamada de Zloty e tem praticamente o mesmo valor do real.E, apesar o valor ser o mesmo as coisas lá são mais baratas.Um casaco de inverno (para neve) era em torno de 200zl, uma camiseta 15zl, chocolate milka 4zl.

Eu não escolhi a Polônia, a Polônia que me escolheu e me acolheu muito bem! Eu amei minha cidade e me surpreendi muito com a Polônia e com os poloneses! Quero muito voltar para lá e redescobrir a cidade no verão.

Priscila Conte é curitibana, tem 22 anos, é estudante de Psicologia e escreve para o Qualquer Latitude como colunista. Instagram: @prii.conte

 

 

 

 

Gostou do blog? Não perca nenhuma novidade do blog: Siga @qualquerlatitude e curta nossa página no Facebook!

 

Se gostou deste post Morando na Polônia leia também:

Organizando um intercâmbio voluntário

Dando aulas na Polônia


Sonha em fazer intercâmbio??  Mande um e-mail me contando sua história, para onde você quer ir e por quanto tempo quer ficar que eu te ajudo a se organizar!  intercambio@qualquerlatitude.com.br


 




Psicóloga, responsável pelo apoio psicológico do Qualquer Latitude. Entrou no Qualquer Latitude para escrever sobre seu intercâmbio voluntário na Polônia e nunca mais parou! Depois disso vieram inúmeras histórias e viagens por Qualquer Latitude

21 Comentários

  • Maria Rafaela

    Ai minha nossa que sonho maravilhoso é esse que você vive hein kkk me adota, me leva com você por favor. Amei esse post… deve mesmo ser um lugar incrível para morar.

    • Priscila Conte

      Oi Maria!!
      Infelizmente o intercâmbio durou apenas 2 meses e já voltei para o Brasil e para a rotina! hahaha
      Mas a Polônia é incrível e vale a pena colocar na wish list!

  • Ane Ossanes

    Linda experiência que você teve com esse povo que parece ser tão cativante. Idioma e culinária são itens à parte e, por mais difícil que seja a adaptação, vai ser uma lembrança para toda a vida. Amei a foto na neve, parece um cartão postal! Parabéns pelo post muito lindo.

    • Priscila Conte

      Oi Ana!
      Muito obrigada pelo seu comentário!!
      Exatamente! Todos os lugares possuem seus pontos positivos e negativos! Com certeza nunca irei esquecer dessa experiência!

  • Mariana

    A Polônia é um dos lugares que mais quero conhecer, mas não sei se moraria por causa do frio. Penso em fazer intercâmbio em lugares mais quentes. Muito legal a sua experiência. Bjim

    • Priscila Conte

      Oi Mariana!!
      Fiquei muito feliz que você quer conhecer a Polônia!! Não é um destino muito comum mas é maravilhoso!
      Quem sabe você pode fazer um intercâmbio para lá durante os 6 meses mais quentes, entre a primavera e verão!
      Obrigada pelo seu comentário 🙂

  • Claudirene

    Oieee q daoraa sempre quis morar fora do país um dia vou realizar meu sonho
    Achei bem interessante eles jantarem 16h algo totalmente fora do comum pra nós aqui kkk
    Adorei seu post
    Bjinhus

    • Priscila Conte

      Oi!!
      Obrigada pelo seu comentário!!
      Com certeza! Mantenha o pensamento positivo que seu sonho se concretizará!
      Simmm, 16 horas é muito cedo para jantar! (Nem fome eu tinha hahaha)

  • Nathália Nossar

    Caramba, que lugar mais incrível para um intercâmbio. Eu não conhecia o nome da moeda da Polônia e não sabia sobre como se alimentam por lá, achei pouco estranho, mas provavelmente por conta da cultura. Adorei o post e aprender! Abraços!

    • Priscila Conte

      Oi Nathália!!
      Eu também não sabia quase nada sobre a Polônia e precisei pesquisar tudinho com apenas 2 semanas para embarcar hahaha
      Conhecer mais sobre os outros lugares é sempre incrível e nos ajuda a abrir a cabeça!!
      Obrigada pelo seu comentário!

  • kah Pacheco

    Bem legal a cidade, super interessante. Os horários de alimentacão super diferentes, difícil acostumar em. O mais interessante foi o macarrão com iogurte, era bom? Kkkk bjinhu

    • Priscila Conte

      Oi Kah!
      Obrigada pelo seu comentário!!
      Então, na verdade eu comi 1 pedacinho e não consegui terminar hahahaha
      Era bem ruim para o meu paladar :X
      Mas o que vale é tentar né?!

  • Van

    Gente, que lugar maravilhoso, né? Não sei se eu conseguiria me adaptar porque amo muito o calor, mas tenho uma amiga que acabou de casar com um Polonês e também vai me passar infos de como é a experiência hahaha. Mas adorei ler um pouco mais sobre a Polônia aqui e ter sua visão de como é 🙂 Parabéns pelo post!

    • Priscila Conte

      Oi Van!
      Eu achava que gostava do inverno até ir para lá hahahaha
      Sofri bastante. Mas você pode ir visitar a Polônia no verão (a temperatura fica nos 30 graus)!
      Que incrível!!! Espero que ela goste e consiga aprender Polonês!
      Obrigada pelo seu comentário 🙂

  • Anny Denardi

    Gente que aventura fantástica, quero muito realizar o sonho do meu intercambio. Adorei seu post a Polônia parece ser muito legal mesmo, com toda certeza a experiencia de conhecer um lugar e cultura nova não tem explicação de quão incrível deva ser. Fale mais como foi o seu, curso , qual agencia foi.. etc. Beijos :*

  • Gabi

    Cara, eu sou apaixonada pela Polonia… A cidade onde nasci no Brasil foi formada em sua maioria por imigrantes poloneses. E embora eu não tenha tido muito contato com a cultura, sempre via nos rostos e nos nomes das pessoas um pouquinho da Polonia. MOrei nos eua e fiz amizade com vários poloneses, e adorei eles. Passei uma semana depois em férias no país, e comprovei que é um país muito divertido, de povo simpático, até mesmo debaixo de neve. E os pierogis, então, eu AMO.. Mas realmente, o idioma é uma loucura, rs. Pouca gente falava inglês, e eu pastei um monte. Mas estou doida pra voltar no verão também, e ver como as coisas são. Aqui na Europa as cidades mudam muito entre inverno e verão.

    • Priscila Conte

      Oi Gabi!!!!
      AI que incrível a sua história!
      As pessoas que me contam que já visitaram a Polônia possuem um espacinho no meu coração! hahaha
      Eu não vejo a hora de conhecer o país no verão! Para você ter uma idéia, em Szczecin têm festival de fogos e de barcos! Deve ser de mais!
      Já estou com saudades do pierogi!
      Beijoss