Métodos ágeis para o planejamento de viagens

Métodos ágeis para o planejamento de viagens

Quando planejamos uma viagem temos poucas certezas, e muitas dúvidas. Arquitetar uma aventura não é uma tarefa simples e rápida, exige tempo e dedicação, ainda mais quando o objetivo é passear gastando pouco.  Neste post vamos falar um pouco sobre métodos ágeis para o planejamento de viagens.

O que são metodologias ágeis?

Em meados dos anos 90 surgiu um novo modelo de trabalho, no ramo da engenharia de software, chamado de métodos ágeis. Esses modelos de trabalho foram desenvolvidos para ajudar na organização das tarefas das equipes e garantir que as entregas fossem realizadas dentro dos prazos. Outra característica relevante é que são empregados esses métodos quando o cliente não definiu todos os requisitos do projeto, assim como nos nossos planejamentos de viagem, em que algumas vezes só sabemos para onde queremos ir e quanto podemos gastar. 

Métodos ágeis para o planejamento de viagens

Os métodos ágeis podem ser utilizados no planejamento de viagens, principalmente, na etapa de pesquisas e também quando for necessário tomar alguma decisão. Neste post vou apresentar para vocês o método Scrum, muito difundido em grandes empresas, aplicado na preparação de viagens e também algumas ferramentas online que podem ser úteis neste processo. 

O Scrum possui alguns termos importantes e “traduzi” suas funções para o mundo das viagens:

Métodos ágeis para o planejamento de viagens

Também é importante definir quais tópicos irão compor o seu product backlog. A imagem abaixo traz alguns exemplos de tópicos e possíveis temas de sprints. É importante que estes aspectos sejam definidos de acordo com o perfil da sua viagem, levando em consideração se será nacional ou internacional e quantas pessoas vão compor o grupo.

Por fim, indico para vocês uma plataforma chamada ClickUp que pode auxiliar muito nesse processo.  O ClickUp é um aplicativo online que facilita o desenvolvimento de projetos, seja na faculdade, no trabalho ou até nos afazeres pessoais. Ele permite que você escolha um template compatível com as suas necessidades, eu escolhi um de Scrum e defini duas listas: definição de backlog e uma com as sprints de viagem.

Cada uma das sprints contém os tópicos que devem ser definidos no período estimado, e assim que as atividades forem concluídas é possível atualizar pelo board e ter um bom controle sobre o que ainda resta fazer. 

Uma das funcionalidades que eu mais gosto no clickup é que ele permite que crie documentos dentro do próprio aplicativo, para cada uma das atividades das sprints, centralizando todas as informações e permitindo que tudo que foi decidido seja registrado num único lugar. Essa ferramenta é fantástica!  

Gostou dessas dicas? Espero que sim! Para mais, nos siga no instagram @qualquerlatitude

Leia também:

Arrumando a mala

Organizando um intercâmbio voluntário

Ana é curitibana e muitas histórias para contar. Na reta final da graduação em Informática Biomédica, Ana Carolina completa o time de colunistas trazendo uma dose de tecnologia e inovação. Ama viajar, seja via terra, ar ou mar, e está sempre pronta para um novo desafio! Entre seus hobbies estão: sair para comer, assistir filmes, ver vídeos de pets e estar junto de boas companhias!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: